Exprimir e explorar  o cinema de forma interativa são os objetivos do Animar. Na 11ª edição do projeto, a desconstrução de todo o processo de produção cinematográfica está em destaque através da Exposição Solar na Galeria Cinemática em Vila do Conde. Esta exposição inaugura no próximo sábado, dia 28 de fevereiro, às 15h00.

Vão estar em exposição todos os materiais e elementos utilizados na produção de três curtas-metragens: “Nossa Senhora da Apresentação”, “Papel de Natal” e “Amélia&Duarte”.

A organização, a cargo da Curtas Metragens, realiza atividades destinadas a públicos de todas a idades, mas com destaque para o público escolar da região Norte. De fevereiro até junho, são desenvolvidos ateliês com as escolas que integram o projeto. Os trabalhos realizados são posteriormente selecionados e expostos, no Teatro Municipal de Vila do Conde, em junho.

A festa de abertura da ANIMAR 11 é dia 28 de fevereiro com a exibição do filme “O Princepezinho”, às 16h00. A organização convida os mais novos a mascararem-se de várias personagens desta história para o jogo “À descoberta dos Planetas do Princepezinho”. A fantasia mais original vai ser premiada.