As tulipas vêm dar vida ao Jardim de São Lázaro. Apesar de ser inverno, o centro do jardim faz lembrar a primavera. A iniciativa é da Câmara Municipal do Porto, que pretende recriar exposições de flores, de acordo com a época e sazonalidade das plantas escolhidas.

A primeira mostra floral é nos jardins da Praça dos Poveiros. Quem por lá passa, acredita que o projeto da autarquia melhorou o espaço. “Vai tornar o lugar mais agradável”, semelhante a uma “mini Holanda”, assegura Beatriz Carvalho. A estudante acredita que, com a mudança, o jardim vai passar a ser frequentado por pessoas de várias idades, atraindo mais jovens.

“Este é um local onde passam pessoas idosas. Acho que as tulipas vão tornar o jardim mais simpático e acolhedor para outras camadas etárias virem cá”, afirma. Maria Luísa é da mesma opinião, que procurou o jardim para espreitar o trabalho feito pelos jardineiros. “Sem estas iniciativas não teria vindo cá, passava ao lado e não entrava”, garante.

No ano passado, o Jardim de São Lázaro foi alvo de um processo de requalificação, a par de outros sete jardins da cidade. Depois deste processo, a autarquia quer agora revitalizar os espaços verdes. Ainda assim quem visita o jardim com frequência aponta outros problemas que deveriam ter sido considerados pela autarquia.

Francisco Algarvia alerta para o facto de “no centro da cidade não haver casas de banho”, num sítio, sobretudo, frequentado por “pessoas da terceira idade”. Também Carolina Soares reconhece que a mostra de flores é uma boa iniciativa, mas que carece de falta de segurança. “O guarda que está aqui devia ter mais atenção a isto. Isto é público, é para as pessoas verem e não para roubarem. Não há segurança”, refere.

A iniciativa do Pelouro da Inovação e Ambiente pretende aproximar a tradição de florescer canteiros, com séculos de existência na Invicta, do público em geral. Com o apoio do Viveiro Municipal, onde todos os anos nascem cerca de 400 mil flores, o projeto vai levar aos diversos jardins da cidade exposições e outras atividades surpresa.

As camélias são as flores de março. A “XXI Exposição de Camélias” realiza-se na primeira semana do mês com o tema “Porto aberto ao mundo. Desafios do século XXI na Exposição XXI”.

Artigo editado por Sara Gerivaz