O presidente da Câmara do Porto, numa entrevista publicada esta quinta-feira pela revista Visão, teceu duras críticas sobre as intenções da TAP em criar uma ligação entre Lisboa e Vigo. O autarca considera que a cidade galega “sente-se como a salsicha fresca dentro de uma francesinha, com um aeroporto miserável e que percebeu que há um senhor americano em Lisboa que tem uns aviões a hélice parados.”

Na mesma entrevista, Rui Moreira questionou “se a TAP também oferece companhia em Lisboa”, referindo-se à intenção da companhia em criar um pacote promocional nessa ligação a Vigo, que incluirá uma noite num hotel da capital, com pequeno-almoço e transporte.

A polémica, no entanto, já não é novidade. Há umas semanas, Rui Moreira criticou a posição da transportadora aérea em estabelecer a ligação entre a capital e Vigo.

Abel Caballero, alcaide de Vigo, classificou as declarações do seu homólogo como “impróprias e indignas de um autarca de uma cidade que considera amiga.” O responsável considera que as afirmações de Rui Moreira são “um insulto gravíssimo como nunco ouviu de nenhum responsável político em toda a sua vida política” e exige também um pedido de desculpas por parte do mesmo.

Enquanto Rui Moreira não retificar as suas palavras, Vigo não “se vai sentar em qualquer fórum em que esteja o autarca do Porto até que este se retrate e peça desculpas”.