Ainda não são números finais, mas já garantem à Universidade do Porto (UP) um recorde histórico no número de estudantes estrangeiros na instituição.  Este ano, cerca de 2.019 jovens escolheram a UP como instituição de acolhimento dos programas de mobilidade.

A maior parte dos alunos é proveniente do Brasil (726), seguindo-se a Espanha e Itália nos países de origem mais representados, com 196 e 182 estudantes, respetivamente.  Destacam-se ainda a Polónia (116), Alemanha (96), República Checa (78), França (49), México (38) e Turquia (37). De acordo com os números avançados pela Universidade do Porto, no total são 91 os países de origem, numa lista que inclui nações mais remotas como Camboja, China, Paquistão, Vietname e Serra Leoa.

Ainda nos programas de mobilidade, destaca-se o Programa Almeida Garret, o programa de mobilidade  interna de estudantes do ensino superior público, que trouxe à universidade portuense 45 estudantes portugueses de outras instituições para completar um período da sua formação académica.

Aos estudantes de mobilidade, juntam-se dois mil alunos e investigadores internacionais que estão na universidade a realizar um curso de raiz ou envolvidos em projetos de investigação.

No total, são quatro mil estudantes e investigadores estrangeiros que a Universidade acolhe este ano letivo. Um número que representa cerca de 12% de toda a comunidade académica e que “reflete o sucesso da estratégia de internacionalização que vem pautando a vida da Universidade do Porto na última década”, segundo pode ler-se no portal de notícias da Universidade do Porto

Sessão de Boas-Vindas

No segundo semestre são esperados 698 estudantes de mobilidade. No próximo dia 24 de fevereiro, a partir das 16h00, vai decorrer uma Sessão de Boas-Vindas na Reitoria da Universidade do Porto. A sessão marca a chegada destes estudantes à Cidade do Porto e vai contar com a intervenção do Reitor, Sebastião Feyo de Azevedo, e com um convívio.

Também a ESN Porto iniciou, na quinta-feira, a semana de receção aos alunos Erasmus com um churrasco de boas-vindas que o JPN acompanhou. O artigo pode ser lido aqui.

Artigo editado por Filipa Silva