A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) lançou, recentemente, um portal de queixas relativas a serviços de transporte público e, no prazo de duas semanas, já recebeu mais de 300 queixas. Os utentes podem fazer qualquer tipo de reclamação de transportes rodoviários, ferroviários, marítimos ou fluviais e aéreos.

A DECO elaborou, juntamente com a criação do portal, a Carta dos Direitos dos Passageiros de Transporte Público Coletivo, que já foi subscrita por mais de cinco mil utentes. O documento foi elaborado com o intuito de esclarecer os consumidores acerca dos seus direitos enquanto passageiros e harmonizar a legislação existente no setor.

Segundo dados da DECO, fornecidos ao JPN, a maioria das queixas efetuadas deve-se a atrasos nos transportes, bem como a supressões de carreiras, cancelamento de viagens, alterações de percursos e preços dos bilhetes de transporte. A associação vai acompanhar o processo das reclamações juntamente com as entidades apontadas pelos consumidores.

As zonas do País com maior volume de reclamações são as cidades com maior número de utentes, a Grande Lisboa e o Grande Porto. As queixas são, sobretudo, referentes a linhas de autocarros, metro e comboio. No Porto, os operadores mais mencionados são a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), o Metro do Porto e a Comboios de Portugal (CP).

Para fazer uma queixa basta dar o nome, o email e o contacto telefónico e preencher um formulário simples com informações básicas relacionadas com o problema. As queixas são analisadas individualmente pela associação antes de serem enviadas às empresas mencionadas nas reclamações.

 

Artigo editado por Filipa Silva