Chama-se Peace  Run e é uma corrida global de estafetas que acontece de dois em dois anos, em todos os continentes. O objetivo é promover a paz, a amizade e a harmonia, com a passagem de uma tocha acesa –que simboliza a paz – de mão em mão.

A rota europeia começa esta quarta-feira na cidade do Porto. Uma equipa internacional de atletas vai unir todos os países do continente europeu numa rota de 25 mil quilómetros que termina em Roma, a 8 de outubro.

Segundo Paula Cristina Correia, coordenadora da Peace Run no Porto, esta equipa “está sempre a mudar, conforme as cidades e os países, e tem, para além dos atletas do próprio país, atletas do mundo inteiro que se vão juntando, de forma voluntária, conforme a sua disponibilidade”.

A cerimónia oficial, que marca o arranque da Peace Run, vai ser realizada em frente ao Museu do Futebol Clube do Porto, às 11h00, e vai contar com a presença de várias entidades e personalidades da cidade, como Pinto da Costa e o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares.

Atletas e crianças de várias escolas também vão estar presentes. A tocha vai, aliás, passar por algumas instituições de ensino, ao longo do dia, como o Colégio D.Dinis, a Escola Irene Lisboa e a Escola da Bandeirinha, onde as crianças vão apresentar os trabalhos sobre a paz que foram realizando ao longo deste ano letivo. “As crianças foram contactadas desde setembro para prepararem trabalhos sobre a paz. A ideia é pôr as crianças, durante meses, a trabalhar e a pensar na paz, juntamente com os professores e as famílias”, explica Paula Correia.

A Peace Run em Portugal

24 de fevereiro:
Porto. Lançamento da rota europeia da Peace Run

25 de fevereiro:
Matosinhos – Paços de Ferreira

26 de fevereiro:
Guimarães – Felgueiras

27 de fevereiro:
Peso da Régua

28 de fevereiro:
Viseu

29 de fevereiro:
Vila Nova de Foz Côa – Mirandela

1 de março:
Macedo Cavaleiros – Bragança

A tocha vai ainda passar pela Câmara Municipal do Porto, antes de prosseguir viagem, pela marginal, até à Praça de Gonçalves Zarco – mais conhecida como rotunda do Castelo do Queijo. A Peace Run vai, ainda, passar por outras cidades portuguesas antes de rumar a Espanha. Depois do Porto, a tocha vai passar por Matosinhos, Paços de Ferreira, Guimarães, Felgueiras, Peso da Régua, Viseu, Vila Nova de Foz Côa, Mirandela, Macedo Cavaleiros e Bragança. Termina o seu percurso em Portugal a 1 de março, depois de percorrer cerca de 400 quilómetros em território nacional e envolvendo mais de cinco mil crianças.

A Peace Run, também conhecida como Corrida Mundial da Harmonia, foi fundada em 1987 pelo filósofo Sri Chinmoy, reconhecido internacionalmente por inúmeras iniciativas para aliar pessoas de muitas culturas a trabalhar para um mundo mais gratificante.

Desde então, o evento já envolveu mais de 10 milhões de pessoas em mais de 150 países e as equipas internacionais correram aproximadamente  500 mil quilómetros, o que equivale a mais de 14 voltas à Terra.

A iniciativa, ao longo dos anos, tem contado com o apoio de várias figuras mundiais. É o caso de Nélson Mandela, Papa João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá, Papa Francisco, Gorbachev  Em Portugal, a tocha também já foi recebida por várias personalidades como Dulce Félix, Rosa Mota, Jorge Pina e João Garcia.

Artigo editado por Filipa Silva