Robin Williams, Ellen DeGeneres ou James Franco são alguns dos nomes que fazem parte da extensa lista de apresentadores que já pisaram o palco do Dolby Theatre, na noite dos prémios da Academia.

Tido como um dos pontos mais importantes do evento, a escolha de quem vai apresentar os Óscares é uma das mais esperadas por todos aqueles que acompanham a cerimónia. Para além disso, todos os apresentadores do evento têm um lugar na história dos Óscares sendo uns mais recordados do que outros.

Steve Martin já viu o seu nome duas vezes na lista de apresentadores dos Prémios da Academia em 2001 e 2003. Neste ano, fazendo uso do seu estatuto, não só de ator como de comediante, o monólogo de abertura arrancou diversas gargalhadas da plateia.

Ellen DeGeneres estreou em 2014. A apresentadora norte-americana protagonizou um dos momentos mais cómicos da história da cerimónia ao distribuir pizza pelos convidados e ao pedir para se juntarem para uma “selfie” que se tornou viral nas redes sociais após a sua partilha.

Whoopi Goldberg, Billy Crystal e Bob Hope são as personalidades que mais vezes foram convidadas a apresentar o evento. Hope apresentou 14 vezes, Crystal e Goldberg sete e quatro respetivamente.

O ator Hugh Jackman surpreendeu ao ser largamente elogiado pela sua prestação como apresentador em 2009. O mesmo não aconteceu com a coapresentadora, Anne Hathaway que, segundo os críticos, não demonstrou tanto brilho quanto Jackman.

Já a passagem de Seth Macfarlane pelo palco dos Óscares, em 2013, ficou marcada pela sua irreverência e pelo comportamento polémico do ator. Apesar da sua escolha para ocupar o lugar como apresentador não ter agradado a muita gente, a sua prestação acabou por conquistar um lugar na história dos Prémios da Academia.

No próximo domingo é a vez de Chris Rock subir ao palco dos Óscares. O ator e comediante apresenta pela segunda vez a cerimónia depois da estreia em 2005.

Artigo editado por Filipa Silva