O Pavilhão Rosa Mota recebe esta sexta-feira a entrega formal de duas bibliotecas ao projeto “FAP no Bairro” e à Associação de Moradores do Bairro Dr. Nuno Pinheiro Torres. A oferta é feita pela editora Calendário de Letras, que também organiza o “Outlet do livro”, e visa promover o gosto pela leitura entre as crianças e jovens que têm pouco acesso a bens culturais.

“É uma doação de muita importância para nós. As crianças e adultos que frequentam o centro gostam de ter atividades diferentes para fazer. É sem dúvida uma mais-valia”, conta ao JPN Carolina Pimentel, coordenadora do “FAP no Bairro”.

O projeto da Federação Académica do Porto (FAP) é mantido por estudantes universitários e “surge com o intuito de intervir ativamente na comunidade envolvente”, explica Carolina Pimentel. Um dos principais objetivos é ter estudantes que façam algo em prol da comunidade e ter uma comunidade cada vez mais ligada à educação.

O “FAP no Bairro”, apoiado pela Câmara Municipal do Porto (CMP), inaugurou a sua primeira instalação em 2010 no Bairro do Carriçal. Em 2015 assinou o seu segundo protocolo e abriu as portas no Bairro Dr. Nuno Pinheiro Torres. “Queremos agora consolidar esses dois projetos, mas temos ideias de expandir para outros bairros”, conta Carolina Pimentel.

O projeto da FAP vai assim beneficiar também da doação feita à Associação de Moradores de Pinheiro Torres, uma vez que o projeto utiliza a biblioteca dos moradores.

Para além do apoio da CMP, o projeto conta também com instituições que contribuem com atividades específicas e, sobretudo, conta com o apoio dos voluntários que garantem o seu funcionamento diário. Entre as atividades estão aulas de dança e sessões de cinema e não há limite de idade para frequentar os centros que abrem às 15h00 e encerram às 19h00.

A formalização da doação acontece esta sexta-feira, pelas 11h00, no Palácio de Cristal. Além de representantes dos projetos beneficiados, vai marcar presença o vereador Manuel Pizarro, responsável pela área da Habitação Social.

Artigo editado por Filipa Silva