A partir das 14h30, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) vai inaugurar o Centro Clínico e de Investigação Veterinária de Vairão (CCIVV) em Vila do Conde.

O centro clínico, localizado em Vila do Conde, vai dedicar-se à medicina veterinária de animais de grande porte. A renovação do espaço começou em novembro do ano passado e custou 150 mil euros.

O espaço agora dotado de melhores condições, vai servir não só de complemento prático à formação dos estudantes de Medicina Veterinária do ICBAS como também vai ter uma função preponderante na investigação científica com especial atenção na área da alimentação e experimentação animal.

Em declarações ao JPN, Carla Mendonça, responsável do Centro Clínico e de Investigação Veterinária, considera que a melhoria nas condições do espaço vai beneficiar não só os estudantes de Medicina Veterinária como também a comunidade de Vila do Conde.

“O centro clínico já existia e era usado mais para as aulas práticas do ICBAS, agora decidimos aproveitar o espaço e as infraestruturas que temos para poder oferecer também um serviço à comunidade”, acrescentou.

O novo centro clínico está localizado em Vila do Conde, um local onde existe uma forte implantação agropecuária. As novas instalações vão servir ainda de apoio à comunidade desta área ao prestar serviços médico-cirúrgicos intra-hospitalares direcionados sobretudo para espécies pecuárias e equinas.

Com a renovação das instalações vai ser possível realizar diagnósticos ao nível da radiologia e imagiologia recorrendo a diversas tecnologias como a ultrassonografia e o vídeo-endoscopia.

O novo espaço vai poder contar ainda com um bloco operatório direcionado para cirurgias a equinos – cavalos e éguas.

Na inauguração, para além da presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, vão também marcar presença o Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e o Diretor do ICBAS, António Sousa Pereira.

Artigo editado por Filipa Silva