Durante quatro dias, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) está em São Paulo para dar a conhecer “a qualidade de ensino oferecido pela universidade” portuense.  Segundo Carlos Oliveira, diretor de comunicação da FEUP, a essa qualidade juntam-se “bons níveis de segurança e “um custo de vida relativamente baixo” na lista de argumentos que podem cativar estudantes.

A participação no Salão do Estudante é, para o diretor de comunicação da FEUP, “uma oportunidade única de contacto com escolas e representantes educacionais” do Brasil, uma vez que permite “divulgar junto dos pais, alunos e comunidades educativas a faculdade” portuguesa.

Carlos Oliveira vê na ida ao Brasil uma forma da universidade “aprender a realidade do ensino médio [equivalente ao ensino secundário em Portugal] no Brasil e de conhecer as expectativas de pais e alunos”.

A captação de estudantes brasileiros tem sido uma aposta da Faculdade de Engenharia. Segundo o diretor de comunicação, isto deve-se à ligação do país a Portugal: “Uma primeira razão é a língua, porque os nossos cursos de graduação são em língua portuguesa”.

Outra das razões apontadas por Carlos Oliveira é o facto de existir um elevado número de estudantes no Brasil que não encontram possibilidade de estudar no seu país: “O mercado brasileiro de ensino é enorme, estamos a falar de muitos milhões de estudantes que querem ir para o Ensino Superior e, infelizmente, no Brasil não há assim tantas universidades. E, portanto, há uma oportunidade muito grande de um país com a mesma língua poder vir aqui recrutar”.

Além da participação na feira internacional Salão do Estudante, a FEUP criou um website para alunos brasileiros, no qual têm “acesso a um processo simplificado de pré-candidaturas para a primeira fase e a vídeos com testemunhos de estudantes brasileiros que já viveram no Porto”.

Este ano, a FEUP pretende, ainda, dar mais incentivos financeiros a estudantes do Brasil, com base no mérito académico, o que vai permitir, segundo Carlos Oliveira, “atrair os melhores estudantes para a FEUP”.

Atualmente, a FEUP tem cerca de 200 estudantes brasileiros.

Artigo editado por Filipa Silva