A 88ª edição dos Prémios da Academia ficou marcada pela polémica em torno do leque pouco diversificado de cor nos nomeados. Chris Rock, o apresentador do evento, não ignorou esta questão e abriu a cerimónia com um monólogo que teve tanto de humor como de realista. “Se eles nomeassem os apresentadores, eu nem sequer teria trabalho” brincou.

Polémicas à parte, “Mad Max: Estrada da Fúria” foi o filme que mais estatuetas douradas levou para casa, ao vencer seis categorias das dez para quais estava nomeado. No entanto, as categorias mais desejadas foram atribuídas aos filmes “The Renevant: O Renascido” e “O Caso Spotlight”.

Após cinco nomeações, Leonardo DiCaprio vai finalmente poder acrescentar à sua prateleira o Óscar de Melhor Ator com sua prestação no filme “O Renascido”. Também com esta película, a dupla mexicana constituída pelo realizador Alejandro González Iñarritu e Emmanuel Lubezki, arrecadou pela segunda vez consecutiva os prémios de Melhor Realizador e Melhor Fotografia. No ano passado o feito foi alcançado com o filme “Birdman”.

Apesar da produção de Iñarritu ser um dos preferidos a ganhar o Óscar de Melhor filme, foi “O caso Spotlight” de Tom McCarthy a grande surpresa da noite. O filme conta a história de uma equipa de jornalistas que expôs o escândalo de pedofilia na Igreja Católica. O produtor Michael Sugar fez um apelo à figura máxima da instituição durante o discurso de aceitação do prémio: “Papa Francisco, está na altura de proteger as crianças e restaurar a fé”.

Sem surpresas, Brie Larson ganhou o Óscar de Melhor Atriz pela prestação no filme “Quarto”, sendo este o único prémio arrecadado pela produção de Lenny Abrahamson.

Já Alicia Vikander levou para casa a estatueta dourada para melhor Atriz Secundária pelo papel no filme “A Rapariga Dinamarquesa”, deixando para trás Rachel McAdams e Kate Winslet, dois nomes sonantes na indústria cinematográfica. Este foi o primeiro Óscar da carreira da atriz.

Com cinco nomeações “A Queda de Wall Street” só ouviu o seu nome ser chamada ao palco uma vez para receber o prémio de Melhor Argumento Adaptado. “Divertida-mente” de Pete Docter e Jonas Rivera ganhou, sem surpresas, o Óscar de Melhor Filme de Animação.

O Óscar para Melhor Canção Original foi entregue a Jimmy Napes e Sam Smith com o tema “Writing’s on the Wall”. Sam Smith dedicou o Óscar à comunidade LGBT referindo que nunca “ninguém assumidamente homossexual tinha vencido um Óscar”.

Apesar de tema “racismo” ter dominado a edição deste ano, a violência sexual foi outro dos pontos altos da cerimónia, que contou com a presença de Joe Biden, vice-presidente dos Estados Unidos da América. Biden subiu ao palco do Óscares para alertar para este problema e a necessidade de uma maior intervenção.

A sua presença veio no seguimento da nomeação de Lady Gaga na categoria de Melhor Canção Original com “Till it Happens to You”, integrante no documentário “The Hunting Groud”, que tem como tema os abusos sexuais sexuais e o seu encobrimento nas universidades americanas.

Artigo editado por Sara Gerivaz