Esta segunda-feira, pelas 21h30, a Assembleia Municipal do Porto vai realizar uma sessão extraordinária, com quatro pontos na agenda. O último ponto, o debate sobre a TAP, foi pedido pelo Bloco de Esquerda e afigura-se como o grande destaque da sessão.

Em discussão nesse ponto, estarão duas moções. A primeira junta PSD, PS, BE e Porto, O Nosso Partido. A CDU decidiu avançar com uma moção autónoma, já que considera que a Assembleia Municipal do Porto devia “assumir a defesa de uma TAP inteiramente pública”. O deputado municipal Artur Ribeiro resumiu a posição: Se o Estado “não manda, o que está lá a fazer?”, declarou à agência Lusa.

A moção conjunta, por seu turno, alerta para a secundarização do Aeroporto Sá Carneiro, face ao da Portela; reforça as críticas à suspensão de rotas marcada para 17 de março e apela à intervenção de entidades, políticas e administrativas, ligadas à aviação civil para garantir “condições para o prosseguimento da afirmação do aeroporto do Porto”, lê-se no documento a que a Lusa teve acesso.