Mais de 200 atletas invadiram a pista do Parque de Exposições de Braga, este domingo, para mais um Campeonato Nacional Universitário (CNU) de atletismo em pista coberta. A comitiva de 46 atletas da Universidade do Porto (UP) conquistou o título coletivo ao arrecadar 19 medalhas: duas de ouro, nove de prata e oito de bronze.

João Cruz venceu a prova dos 3 mil metros

João Cruz venceu a prova dos 3 mil metros Foto: Catarina Lacerda

O primeiro a subir ao pódio foi João Cruz. Depois de sábado se ter sagrado vice-campeão nacional universitário de corta-mato, o atleta da UP venceu a prova de 3 mil metros com uma volta de avanço em relação ao segundo classificado. “Hoje não houve grande concorrência. Mas sabia que na segunda série havia um corredor forte, logo tive que lutar para assegurar um bom tempo e garantir a minha vitória”, declarou ao JPN no final da prova.

João realçou ainda a o facto de ser “um orgulho representar a Universidade e vencer mais uma medalha”. “Para nós, estudantes, nem sempre é fácil conciliar os estudos com o atletismo, exige muita organização, então, é extremamente gratificante quando obtemos sucesso no que fazemos”, garante o atleta.

Gonçalo Casimiro da Universidade Nova de Lisboa (UNL) ficou em segundo lugar, seguido de António Barros da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).

Isaac Lopes venceu a prova de salto em comprimento

Isaac Lopes venceu a prova de salto em comprimento Foto: Catarina lacerda

Isaac Lopes arrecadou a segunda medalha de ouro da UP ao vencer o salto em comprimento.  Na mesma prova, Pedro Gonçalves, também da UP, conquistou o terceiro lugar.

Isaac conseguiu ainda a prata nos 60 metros barreiras, prova que havia vencido a época passada. “Correu um bocadinho mal porque saltei demasiado nas duas primeiras barreiras e perdi tempo aí. Mas consegui a medalha em salto em comprimento, portanto estou feliz por ter conseguido ajudar”.

Para o “Melhor Atleta Masculino” da UP na época passada, esta foi a sua última época no plano universitário: “Este ano trouxe mais uma medalha que o ano passado. Fiquei feliz por contribuir na minha última vez”.

Foi também a última vez que Sara Martins competiu pela UP em pista coberta. “Sinto uma grande nostalgia porque participei nestes campeonatos desde o meu primeiro ano e adorei”, confessa a atleta.

Sara conquistou duas medalhas: a prata nas estafetas de 4×200 metros , atrás da Universidade de Aveiro (UA), e o bronze nos 400 metros, onde Andreia Crespo, da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, venceu o ouro. “Há muita vontade e dedicação por parte dos técnicos e treinadores, o que facilita o nosso sucesso”, referiu ao JPN.

Sara deixou ainda o apelo para que mais estudantes participem no desporto universitário: “Acho que todos os estudantes deviam participar, é espetacular. O ambiente é mais relaxado que no federado, mas também temos o objetivo de cumprir, de competir”.

Sara Silva alcançou um segundo e terceiro lugar

Sara Silva alcançou um segundo e terceiro lugar Foto: Catarina Lacerda

Também na estafeta dos 200 metros, a UP conquistou o segundo lugar no masculino, tendo perdido para a AAUBI, que bateu o recorde nacional universitário da prova. As restantes medalhas de prata foram vencidas por Tony Calvo e Elsa Gomes (800 metros), Daniela Sousa (3000 metros), Inês Luís (salto em comprimento), Óscar Vilaça (salto em altura) e Camila Lucena (salto à vara).

Catarina Costa (60 metros), Inês Luís (60 metros barreiras), José Cruz (800 metros), Pedro Gonçalves e Camila Lucena (salto em comprimento) e João Duarte e Filipa Silva (salto em altura) venceram a medalha de bronze.

Pedro Gonçalves, treinador da UP, com a atleta Camila Lucena

Pedro Gonçalves, treinador da UP, com a atleta Camila Lucena Foto: Catarina Lacerda

Pedro Guimarães, treinador da equipa há seis anos, considera que o segredo para a vitória está “na união, no trabalho e no espírito de equipa”. “Havia uma perspetiva de 15 medalhas para hoje, conseguimos 19 mais a medalha coletiva, portanto superamo-nos. Foi uma boa prova”.

Quanto a expetativas para a próxima época, Pedro não adianta previsões, pretende apenas “que a equipa se mantenha empenhada e sem lesões” para que possam “renovar o título”.

A equipa de atletismo da UP começa agora a preparação para o campeonato de ar livre, marcado para 7 de maio, em Leiria, onde pode sagrar-se octacampeã.