“Contamos contigo para ajudar a salvar vidas?”, é assim que a Federação Académica do Porto (FAP) apela a toda a comunidade estudantil a participar, uma vez mais, na “Mega Dádiva de Sangue e Medula Óssea”. A iniciativa começa já na quarta-feira e é a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) a realizar a primeira recolha.

A “Mega Dádiva de Sangue e Medula Óssea” tem registado um aumento gradual de colheitas nos últimos anos. A maior adesão foi fixada no ano passado, com um total de 1480 recolhas de sangue. O passa-palavra e a sensibilização são ferramentas fundamentais. “Eu próprio nunca tinha dado sangue e no ano passado dei pela primeira vez e trouxe comigo mais duas ou três pessoas. Esta crescente sensibilização e envolvimento na sociedade é um fator positivo para que os jovens se envolvam neste tipo de iniciativas”, indica Daniel Freitas ao JPN.

O presidente da FAP considera que os jovens estão cada vez mais solidários e que os meios de comunicação têm sido um fator importante para a crescente adesão às causas solidárias: “A dinâmica das redes sociais e o investimento nas plataformas digitais têm sido uma forma interessante de chamar as pessoas para esta iniciativa e, isso conjugado com uma responsabilização social cada vez maior por parte dos jovens para a participação neste tipo de campanhas de ajuda ao próximo, acho que tem sido um dos fatores fundamentais para o sucesso”, acrescenta Daniel Freitas.

O dirigente da FAP lembra, ainda, que esta campanha não se limita apenas à comunidade estudantil: “Qualquer pessoa pode participar nesta campanha. O que nós fazemos, em conjunto com o Instituto Português do Sangue e Transplantação, é disponibilizar um espaço em várias instituições do Ensino Superior para estarmos mais próximos das pessoas.”

Os participantes vão receber uma “t-shirt” e um diploma, uma “marca simbólica de participação para quem adere a este tipo de iniciativas”.

Para além da FEUP, a Faculdade de Ciências (FCUP) também já tem data marcada para a recolha de sangue no dia 3 de março. No Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) juntamente com a Faculdade de Farmácia (FFUP), a iniciativa vai acontecer no dia 5. O mapa de escolas ainda não está, no entanto, fechado. A colheita vai decorrer entre as 9h e as 19h30.

Segundo Daniel Freitas, são realizadas duas edições da “Mega Dádiva de Sangue e Medula Óssea” por ano. Esta é a primeira edição do ano e vai decorrer até Abril. A segunda edição acontece por volta dos meses outubro e novembro.

Artigo editado por Sara Gerivaz