Entre 4 e 6 de março, o Complexo Municipal de Ginástica da Maia recebe mais de mil pessoas, oriundas de 21 países, para participarem na segunda etapa da Taça do Mundo de Ginástica Acrobática e na 10ª edição da Maia Internacional Acro Cup.

Esta é a quinta vez consecutiva que a cidade considerada em 2014 como a Cidade Europeia do Desporto recebe a prova mundial, na qual participam apenas os melhores ginastas do mundo. A responsabilidade da organização cabe à Federação de Ginástica de Portugal e ao Acro Clube da Maia, com o apoio da autarquia.

Para além de brindar o público com exibições de ginastas de grande qualidade, muitos deles medalhados nas últimas competições europeias, o foco está também na dinamização da economia local, uma vez que a competição tem um “impacto económico muito grande” na cidade, de acordo com Lourenço França, diretor técnico do Acro Clube da Maia. Ainda assim, o verdadeiro objetivo é “que todos possam competir com qualidade e com brilhantismo”, atraindo também mais jovens para a modalidade, referiu em declarações ao JPN.

Esta é a primeira vez que a competição é organizada pela mesma cidade, com a mesma organização, em cinco ocasiões consecutivas. Para o diretor técnico do Acro Clube da Maia, o facto revela a confiança depositada pela Federação Internacional de Ginástica na organização maiata e é prova da “capacidade organizativa do Agro Clube da Maia”. Ainda assim, nem tudo é fácil. Questionado sobre as dificuldades logísticas inerentes à prova, Lourenço França afirma que elas se encontram sobretudo ao nível do alojamento: “Não é fácil alojar mil pessoas por três dias”, nem tão-pouco servir “2.500 refeições por dia”, confessa.

Para os dois eventos são esperados mais de 150 voluntários, 4 mil dormidas em unidades hoteleiras da região, mais de 8 mil refeições servidas e mais de 10 mil visitantes.

 

Artigo editado por Filipa Silva