O papel da mulher vai estar em debate em mais um TEDx OportoSalon no dia internacional dedicado ao sexo feminino. Enquanto que o TEDx Oporto é um evento de maior dimensão, no qual há oradores no palco a partilhar as suas ideias com o público, os eventos “salon” são mais pequenos e promovem a discussão e troca de opiniões sobre um tema, numa espécie de debate em que qualquer pessoa do público pode intervir.

“É muito mais participativo do que um evento normal TEDx, em que a maior parte das pessoas estão sentadas nos seus lugares e vão ouvindo o que os oradores têm a dizer”, explica ao JPN  Norberto Amaral, organizador do evento.

É também por esta razão que, enquanto no TEDx Oporto o público é de aproximadamente mil pessoas, no “salon” o número não ultrapassa as cem. “Se tivéssemos um evento de mil pessoas era impossível, de todo, estarmos a fazer isto e a manter, simultaneamente, a qualidade”, observa Norberto Amaral.

Apesar de não haver oradores, a organização convida algumas pessoas a marcar presença no evento. Beatriz Gosta, personagem fictícia de Marta Bateira, está já confirmada, mas são ainda convidados alguns oradores de eventos TEDx anteriores bem como mulheres empreendedoras, que criaram os seus próprios negócios.

A inscrição no evento é gratuita mas obrigatória, sendo as pessoas selecionadas por ordem de registo. No entanto, para esta edição as inscrições já estão esgotadas.

TEDx Oporto 2016 está já a ser preparado

“Enigma” é o mote da edição deste ano do TEDx Oporto. Norberto Amaral admite que este é um tema ambíguo, mas contrapõe que é esse o objetivo. “Os eventos TEDx não são eventos temáticos no sentido em que não são dedicados apenas a um tema. São eventos em que interessa o máximo de variedade possível de ‘talks’. Este tema dá-nos a oportunidade de explorar muitos outros temas”.

O responsável pela organização do evento refere ainda que o enigma e o desconhecido são uma constante na vida e que esta edição do TEDx Oporto será “uma espécie de viagem por estas perguntas para as quais não temos resposta”.

Dos 16 oradores que vão marcar presença no evento, sete já estão confirmados. Mário Daniel, um dos mágicos portugueses mais conhecidos, Sónia Cunha, psicóloga do INEM e os cientistas Laurence O’Rourke e Steven Goldfarb vão partilhar as suas ideias.  A eles juntam-se também Paulo Rodrigues, conhecido como o criador do “Google Maps para o cérebro”, Luana Cunha Ferreira, co-fundadora da Associação Casa Estrela do Mar, e Francisco Marques Teixeira, diretor clínico do departamento de Neurofeedback no Instituto de Neurociências – Neurobios.

O TEDx Oporto 2016 vai decorrer dia 16 de abril na Alfândega do Porto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas online. Em cada edição, a organização procura reunir um público o mais variado possível, daí ser necessário preencher um formulário de candidatura com as motivações e informações pessoais. As pessoas selecionadas recebem depois uma mensagem com os detalhes de pagamento. O custo do bilhete é de 59 euros, de 10 de fevereiro a 8 de Abril, e entre 9 de abril e a véspera do evento vão custar 80 euros. Os grupos de dez ou mais pessoas têm 10% de desconto.

 

Artigo editado por Filipa Silva