O Porto foi considerado a “Melhor Autarquia” do país. A distinção foi feita pelos Publituris Portugal Trade Awards 2016, que se realizaram durante a BTL – Feira Internacional do Turismo, em Lisboa. O vereador do Comércio e Turismo da autarquia portuense, Manuel Aranha, marcou presença na entrega do galardão.

Este já é o segundo ano consecutivo que a autarquia foi nomeada e foi este ano que arrecadou o prémio, entre sete concorrentes. Para além do Porto, as autarquias de Cascais, Évora, Funchal, Lisboa, Loulé e Óbidos foram também destacadas.

A “Melhor Autarquia” faz parte das 15 categorias que promovem o turismo em Portugal. “Entendemos que os municípios também têm um papel importante no desenvolvimento deste setor”, afirma Carina Monteiro, diretora editorial do jornal Publituris.

O vencedor de cada categoria é escolhido pelos assinantes do jornal e por um júri, mas antes disso é preciso nomear os finalistas. Neste caso, quem indica as sete autarquias a concurso é a equipa do jornal, que tem em conta vários fatores: “Os resultados [no setor do Turismo] obtidos no ano que está em apreciação, a comunicação feita, os prémios recebidos” enumera Carina Monteiro.

O “boom” turístico na cidade do Porto, sobretudo no último ano, foi a grande alavanca para a premiação da cidade como melhor município. “Imagino que o Porto tenha ganho por toda a visibilidade que tem tido no último ano a nível internacional, tendo sido distinguido várias vezes como um destino turístico de eleição”, explica Carina Monteiro ao JPN.

Tudo isto só é possível devido ao papel que a Câmara Municipal desempenha no turismo do Porto: “A autarquia tem feito um bom trabalho no sentido de ajudar e apoiar o setor turístico” reforça. “A cidade tem estado atrativa para os turistas, tem havido um aumento da oferta do alojamento, da oferta do transporte aéreo. Tudo fatores que atraem mais turistas à cidade”, explana a diretora do Plublituris.

Esta premiação representa uma forte mensagem do setor turístico para a cidade do Porto. “É um incentivo para continuar o bom trabalho e é um reconhecimento pelo próprio setor de que a autarquia está a fazer um bom trabalho” conclui Carina Monteiro.

Estes prémios integram o Publituris Portugal Travel Awards que existe há 11 anos e distinguem as personalidades e empresas que mais se destacaram no turismo português. “Há seis anos decidimos também entregar estes prémios na BTL, para categorias mais técnicas e que são igualmente importantes para o turismo” esclarece a diretora editoral do jornal ao JPN.

O Porto sucede ao município de Cascais na premiação de “Melhor Autarquia” em 2016.

 

Artigo editado por Sara Gerivaz