Os dragões regressam ao Jamor cinco anos depois da última passagem pelo Estádio Nacional. Já o SC Braga, finalista vencido na edição anterior, tenta voltar a vencer o troféu 50 anos depois. Esta vai ser a primeira final da Taça de Portugal da carreira de Paulo Fonseca e José Peseiro.

Cândido Costa passou pelos dois clubes enquanto jogador. Em entrevista ao JPN, enalteceu o mérito das duas equipas. Questionado sobre a importância de Peseiro e de Lopetegui nesta caminhada do FC Porto, o ex-jogador considera que o apuramento “é fruto de todo o grupo”, uma vez que “quando as coisas correm mal, é o grupo que acaba por ter de pagar essa fatura e quando as coisas correm bem, os louros têm de ser divididos por todos”. O agora comentador elogia também o bom momento da equipa bracarense: “Teve adversários difíceis, é uma equipa que está bem preparada, que tem tido um percurso interessante, quer no campeonato, quer na Liga Europa e na Taça de Portugal”.

Atualmente treinador-adjunto do Oriental, José Nuno Azevedo conta com mais de dez épocas ao serviço do Sporting de Braga como jogador. As suas palavras vão de encontro às declarações de Cândido Costa e acrescenta ainda que o Braga “está mais consistente e, com essa consistência, está também mais confiante”. O técnico considera que os portistas tiveram “felicidade no sorteio” na caminhada até à final e garante que “o projeto do Braga passa por conquistar títulos”.

João Nuno Coelho, com vários livros públicados sobre o desporto-rei, é adepto confesso do Futebol Clube do Porto. O sociólogo partilha da opinião de José Nuno Azevedo em relação ao sorteio favorável dos dragões no percurso até ao Jamor, mas garante que uma eventual vitória na taça “será, no fundo, o menos mau dos cenários que neste momento se apresentam ao Porto”. José Nuno Coelho deixou ainda elogios aos comandados de Paulo Fonseca e destacou o facto de serem a único equipa portuguesa presente em todas as competições. Para terminar, João Nuno Coelho antevê “uma final muito interessante porque, sem termos a certeza disso, o Porto pode ter de compensar a tal época menos conseguida, e o Braga terá imensa vontade de voltar a entrar na taça, 50 anos depois.”

Dezoito anos depois do último confronto numa final, FC Porto e SC Braga voltam a marcar presença no Estádio do Jamor dia 22 de maio.