Rui Moreira e Nial O’Connor anunciaram esta terça-feira, em conferência de imprensa, nos Paços do Concelho, quatro novos voos semanais entre o Porto e Milão/Malpensa a partir do dia 1 de setembro. Esta é um dos destinos que a TAP vai suspender a partir de 27 de março.

Esta nova ligação responde a um pedido expresso de Rui Moreira e pretende ser uma solução para a indústria do calçado da região norte que necessita de voos regulares para Milão, cidade capital da indústria a nível mundial.  “Após conversa com o presidente da Câmara do Porto, fui sensibilizado para a necessidade de industriais do calçado da região em viajar para o Oeste de Milão, onde Malpensa está localizado”, revelou o diretor de rotas da Ryanair.

Nial O’Connor reforçou também o “compromisso com a cidade” e revelou que a nova rota não vai começar antes de setembro, por impedimentos logísticos da empresa. No entanto, a companhia irlandesa vai estar atenta e poderá “aumentar a frequência da rota no futuro”, afirmou o diretor.

Rui Moreira falou em segundo lugar e relembrou que desde o anúncio da TAP em suspender as rotas do Porto para Barcelona, Bruxelas, Roma e Milão, esta última era a sua prioridade. Rejeitou categoricamente a ideia de que o município tenha subsidiado a companhia de baixo custo e congratulou-se com a solução encontrada: “Como tinha dito antes, o mercado há-de resolver o défice que temos temporariamente, e isso aconteceu. Começar em setembro é excelente”, disse, pois garante a oportunidade aos estilistas portugueses de apresentarem a sua coleção de primavera/verão para 2017.

Os bilhetes para a Milão/Malpensa vão estar disponíveis na página da Ryanair já a partir desta sexta-feira, com valores a partir de 26,99 euros. Rui Moreira qualificou de “fantástico” o posicionamento da Ryanair no Porto, reiterando: “É a companhia do Porto.”