“Noites de Ronda” é o nome da iniciativa que vai dar música à Praça dos Leões, esta sexta-feira à noite, a partir das 21h00.

O evento passa na noite de sábado para a Sala Suggia da Casa da Música, com um festival de tunas agendado para as 20h30. Ao todo, estão quatro tunas em concurso entre as melhores do país: Tuna Universitária do Minho, Tuna Universitária de Aveiro, “Scalabituna” – Tuna do Instituto Politécnico de Santarém e “Luz&Tuna” – Tuna da Universidade Lusíada de Lisboa.

O festival terá como convidados a Tuna Feminina de Medicina do Porto e o Grupo de Fados de Medicina do Porto.

A escolha das tunas recai sobre a vencedora da edição anterior e pela que se “enquadra melhor no espírito do festival, não só em termos de qualidade musical, mas com um espírito academista e espírito tunal”, afirma David Reis, “magister” da Tuna de Medicina do Porto.

“Levar a conhecer as melhores tunas do país a pessoas que não podem ver tantas vezes tunas, como os estudantes universitários” é o objetivo do “Noites de Ronda”, segundo David Reis. Pretendem também que seja “um marco importante na cidade”, explica.

Este ano, a iniciativa “Noites de Ronda” celebra a terceira edição e apoia uma causa solidária. Dez por cento do apoio recebido para a realização da iniciativa reverte para o IPO Porto, “não só pela proximidade geográfica”, “mas também emocional”, conta David Reis.

Esta sexta a entrada é livre. Sábado, o preço dos bilhetes é de 6 euros para estudantes e 10 para não-estudantes, incluindo a entrada na festa do Armazém do Chá.