A segunda mostra de “Cinema com Terra” vai realizar-se durante três dias no Cinema Passos Manuel, junto ao Coliseu do Porto. A iniciativa vai dividir-se em duas sessões por dia, a começar às 18h30 e 21h30, num total de seis exibições.

Enquanto que o primeiro dia vai ser marcado pela exibição de cinco filmes portugueses, as restantes duas datas vão contar apenas com obras cinematográficas estrangeiras, todas elas da autoria de Marie-Monique Robin, jornalista de investigação e cineasta francesa. Dia 1 de abril, haverá ainda uma sessão extra para uma apresentação da premiada jornalista. Os realizadores portugueses que verão os seus trabalhos exibidos são Carlos Eduardo Viana, Gonçalo Mota, Sara Baga e José Vieira.

Aos filmes segue-se, sempre que o tempo o permita, um debate aberto a todos os participantes.

A ideia de realizar um pequeno festival de cinema ligado a estas temáticas surgiu por parte da associação Colher Para Semear – Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais, a quem se juntou depois a Campo Aberto – Associação de Defesa do Ambiente, sediada no Porto.

Cada bilhete custa três euros e um passe que dá acesso às seis sessões custa 12 euros. Há ainda condições especiais para quem comprar vários ingressos. Os bilhetes podem ser comprados na bilheteira do Cinema Passos Manuel.

A primeira mostra realizou-se em 2014, em Idanha-A-Nova. Este ciclo contou com a apresentação de cinco filmes europeus, um americano e um japonês.