Depois de bater o recorde de candidaturas em 2014, a Redes Energéticas Nacionais (REN) já procura candidatos para o Prémio REN deste ano. O prazo de inscrições termina a 8 de abril e podem candidatar-se todos os estudantes de mestrado que tenham teses terminadas e avaliadas nos anos letivos de 2013/2014 e 2014/2015.

O Prémio REN abrange todos as teses realizadas no âmbito da Energia, em instituições de Ensino Superior portuguesas e, este ano, diferencia-se do habitual. O projeto abraça não só as áreas da Engenharia, como também os ramos de Economia, Matemática, Física, Química, Sistemas de Informação e Computação.

Num comunicado lançado pela empresa, a REN indica que o prémio, criado em 1995, “tem evoluído de modo a incorporar os desenvolvimentos e transformações que o setor da energia tem vivido ao longo dos anos”. O propósito do Prémio REN mantém-se: fomentar o desenvolvimento do setor energético em Portugal.

Os autores das três melhores teses vão receber um prémio monetário de 12 500 euros, para o primeiro classificado, de 6 500 euros para o segundo e de 3 500 euros para o autor da terceira melhor tese de mestrado. Os trabalhos vão ser avaliados por um júri independente, composto por 11 elementos, num período máximo de cinco meses, após o encerramento do prazo de inscrições.

O regulamento do Prémio REN 2016 pode ser consultado aqui.

 

Artigo editado por Sara Gerivaz