No dia 23 de março, a Legião da Boa Vontade (LBV) vai ajudar 300 famílias carenciadas do Porto, a propósito do programa “Um Passo em Frente” que pretende apoiar famílias em necessidade nas épocas festivas.

Das 500 famílias que vão ser ajudadas a nível nacional pela LBV, 300 são do Porto (150 de Lisboa e 50 de Coimbra). Eduarda Pereira, da comunicação da LBV explica ao JPN que “durante todo o dia vão ser entregues cabazes às famílias mais carenciadas numa sessão que inclui algumas conversas e palestras”. Os cabazes contêm todo o tipo de alimentos desde legumes, a frutas, passando por massa ou arroz. Os produtos alimentares foram recolhidos nas diversas ações solidárias promovidas pela associação.

Para a angariação dos alimentos, um grupo de voluntários recolhe-os, habitualmente, no Mercado Abastecedor do Porto ou em campanhas realizadas durante todo o ano nos supermercados. Os colaboradores da Legião da Boa Vontade fazem também contribuições alimentares ou monetárias.

O que é “Um Passo em Frente”?

O programa “Um Passo em Frente” data de 1989 e começou por atuar apenas no Grande Porto, acabando, mais tarde, por se estender a toda a zona metropolitana. A iniciativa teve tanto sucesso que se alargou por todo o país.

Com o desenvolvimento do projeto, “Um Passo em Frente” deixou de estar ligado apenas à recolha de alimentos,  e passou também “a organizar sessões com o objetivo de dotar as famílias mais carenciadas das ferramentas necessárias para o dia a dia”, informa Eduarda Pereira. Assim, o programa providencia sessões nas áreas da saúde, economia familiar e ajuda na realização de currículos.

Para integrar o projeto, as famílias têm um primeiro encontro com a assistente social da Legião da Boa Vontade, às segundas de manhã, onde devem apresentar comprovativos da situação financeira. O encontro serve para entender as características da família, personalizando, assim, a ajuda prestada, de acordo com a instituição.

O programa “Um Passo em Frente” faz contribuições para as famílias carenciadas todos os meses, tendo uma ação mais ampla nas épocas festivas.