São mais de 1500 alunos do Ensino Secundário que se dirigem à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para mais uma edição da “Semana: Profissão Engenheiro“. Entre 14 e 16 de março vão acontecer mais de 60 atividades para os alunos, professores, psicólogos e para os encarregados de educação.

Liliana Carvalho, da organização, explica que esta iniciativa surgiu no sentido de esclarecer os estudantes do Ensino Secundário sobre o que é a profissão de engenheiro para que eles possam fazer escolhas mais esclarecidas e acertadas: “Não nos interessa que venham para Engenharia só porque dá emprego, queremos ter alunos realmente com vocação e interessados, só assim teremos os melhores”, explica Liliana Carvalho ao JPN.

O grande objetivo é esclarecer todas as dúvidas sobre a multidisciplinaridade e saídas profissionais da Engenharia. “Temos mais de 60 atividades diferentes, muito práticas, nas quais eles podem experimentar. Essa parte interativa é muito importante. Temos atividades em que procuramos esclarecer, por exemplo, como se pode utilizar os veículos robóticos e os jogos de computador, que eles adoram, como se pode aproveitar a radiação solar para o tratamento de águas ou então dar respostas: por exemplo, por que razão é que a Torre de Pizza não cai? Como é que comunicam os submarinos? Queremos cativar o interesse deles com coisas muito práticas”, conta a organizadora.

Liliana Carvalho explica que o “boom” de inscrições que se verificou este ano deve-se à comunicação que é feita entre a instituição e os estudantes, com o intuito de mostrar que a Engenharia não é um bicho de sete cabeças: “Nós temos trabalhado nesse sentido, de mostrar que a Engenharia não é aquela coisa distante e para ‘nerds’. É algo que está no nosso dia a dia, está na vida das pessoas. Hoje em dia a Engenharia é aquilo que comemos, é o automóvel com que nos deslocámos, são os edifícios onde vivemos, tudo é Engenharia. Até a parte da Medicina é Engenharia. Um médico hoje em dia não trabalha sem todo o apetrecho tecnológico e, portanto, talvez por aí haja cada vez maior interesse pela Engenharia”.

Marcos Pinto é um dos alunos que não escondem a curiosidade e vontade de saber mais sobre a “Semana Profissão:Engenheiro” e as diferentes opções que a faculdade oferece: “Quando surgiu a oportunidade de conhecer o que é que um universitário faz e qual a sua aprendizagem no curso de Engenharia, que é uma área de grande interesse desde pequeno, mal vi a oportunidade, decidi inscrever-me”, conta ao JPN.

Devido à forte adesão dos encarregados de educação no ano passado, este ano os pais vão ter direito a uma sessão exclusiva denominada “Espelho meu: que curso para um filho meu?”, nos dias 14 e 15 de março. A sessão é feita para esclarecer cada uma das áreas de Engenharia e para promover uma tomada de decisão do aluno mais informada, conciliada com as opiniões dos pais e professores.  Além disso, os encarregados de educação vão ter a oportunidade de fazer uma visita guiada pela FEUP.

Para uma maior proximidade entre a instituição e os alunos, a FEUP criou, ainda, o concurso de Instagram “Há mais para além da Engenharia”. O autor da melhor fotografia vai ter como prémio a oportunidade de “ser estudante FEUP por um dia”.

Os alunos da FEUP estão a colaborar nesta iniciativa: “Estamos, no fundo, a mostrar o que a faculdade tem para oferecer aos estudantes que pretendem seguir Engenharia. Queremos demonstrar o que é que eles podem levar daqui e o que é que eles podem aprender no futuro, caso queiram prosseguir os estudos nesta área”, nota Bruno Sousa, um dos oradores das palestras presentes no evento.

“A ‘Semana Profissão:Engenheiro’ pretende promover a importância do papel dos engenheiros na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade, na competitividade das empresas e na construção de um mundo melhor, pode ler-se na nota de imprensa da FEUP.

Artigo editado por Filipa Silva