O ator Nicolau Breyner morreu esta segunda-feira, aos 75 anos. As causas do falecimento não estão ainda confirmadas. O “Diário de Notícias” avança que a morte terá ocorrido em casa, de “causas naturais”, citando uma fonte oficial.

O mais recente trabalho do ator era a telenovela A Impostora, da TVI, ainda em fase de gravações.

Um dos mais aclamados e reconhecidos artistas portugueses, Nicolau Breyner entrou em casa dos espectadores em séries, novelas, filmes quer como ator, quer como realizador. A sua interpretação em papéis cómicos valeu-lhe o reconhecimento do grande público. São disso exemplo personagens como o “Sr. Feliz”, um dos elementos da dupla “Sr. Feliz e Sr. Contente”, que co-protagonizou com Herman José.

Ao JPN, o ator António Capelo relembrou o “grande amigo” e o “excelente ser humano”. “Lamento imenso”, referiu o ator. Para António Capelo, “Nico”, como lhe chamava, era “uma figura ímpar das artes performativas portuguesas e, além de tudo, um grande amigo e um excelente ser humano”.

O ator considera que “com a perda do Nico perdemos todos”. “Quer nós, que estamos no meio, quer os portugueses”, realçou.

Capelo relembra os trabalhos que fez com Nicolau Breyner. “Para além de ser um excelente ator, era um excelente companheiro e todos nós tínhamos uma grande afeição por ele”, recorda. O trabalho com “Nico” era “acrescentar sempre mais qualquer coisa ao nosso trabalho e à nossa vida”, revela.

Nascido em Serpa, o ator e realizador estreou-se na representação no início da década de 60, na peça “Leonor Telles”, de Marcelino Mesquita, em cena no Teatro Nacional Popular.

Nicolau Breyner fez também várias participações em cinema, sendo a última em “Virados do Avesso”, de  Edgar Pêra. Em Portugal foi galardoado com três Globos de Ouro para “Melhor Ator”, pela sua prestação em “Os Imortais” (2003), “Kiss Me” (2004) e “O Milagre Segundo Salomé” (2004).

Para além do trabalho de ator, Nicolau Breyner foi também co-autor do guião da primeira novela portuguesa, “Vila Faia”, em 1982. Foi também fundador da NBP Produções, hoje Plural Entertainment, uma das produtoras de televisão que mais impulsionou a indústria de ficção televisiva em Portugal.

Para além da vida ligada à representação e ao espetáculo, “Nico” esteve também ligado à vida política, como candidato à Câmara Municipal de Serpa, pelo CDS, em 1995, e à Assembleia Municipal de Sintra, em 2013, pelo Partido da Nova Democracia.

As cerimónias fúnebres de Nicolau Breyner começam esta terça-feira à tarde, na Basílica da Estrela, em Lisboa, onde vai decorrer uma missa de corpo presente, às 20 horas, segundo o que a assessoria do ator disse à Lusa. O funeral realiza-se na quarta-feira, às 15 horas. O corpo segue depois para o cemitério do Alto de São João, onde o corpo será cremado.

Artigo atualizado às 16:30 do dia 15 de março, com informação relativa às cerimónias fúnebres.

Artigo editado por Filipa Silva