O Prémio Literário Nortear, que envolve Portugal, que visa promover o aparecimento de novos escritores, tem candidaturas abertas até 15 de julho.

Trata-se de uma iniciativa de três entidades do Norte de Portugal e da Galiza: a Direção Regional de Cultura do Norte, a Consellería de Cultura, Educación e Ordenación Universitária – Xunta de Galicia (Espanha) e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal.

O concurso tem também por objetivo incentivar a criatividade, estimular obras inéditas no domínio da ficção, distinguir anualmente obras literárias originais e fomentar a circulação e distribuição de obras literárias além fronteiras, como indica o regulamento do concurso.

Os interessados devem enviar as obras, por correio postal, para o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia Norte de Portugal.

Podem participar no Prémio Literário Nortear nascidos, residentes ou registados na região Norte de Portugal ou na Galiza, desde que tenha idade compreendida entre os 16 e os 36 anos. As obras devem ser escritas na língua portuguesa segundo o novo acordo ortográfico, ou em galego.

As obras devem ser originais e inéditas, devem enquadrar-se no género de relato curto ou conto.

Na primeira edição o prémio foi entregue à obra “Clementina”, de Lara Dopazo Ruibal, tendo sido também atribuída uma menção honrosa à obra “Coração cheio de nada”, da autoria de João Maria Cardoso.