A moda vai marcar os próximos dias na cidade do Porto. O Portugal Fashion regressa à Invicta já no dia 17, depois de inaugurar a 38ª edição do evento esta terça-feira, no Convento do Beato, na capital portuguesa.

Na Invicta o evento de moda vai preencher três dias e vários locais espalhados pela cidade, para dar a conhecer as coleções da próxima estação fria. O Portugal Fashion deste ano conta com 24 criadores, oito marcas de vestuário e seis de calçado, 13 jovens designers e três marcas de jovens designers.

As grandes novidades desta edição são o regresso de Alexandra Moura, 19 anos depois, e as estreias de Ana Sousa, da marca Pé de Chumbo e da jovem designer Maria Kobrock. Também as criadoras Carla Pontes e Mafalda Fonseca se estreiam no calendário principal do evento.

Os desfiles que têm lugar na Invicta dividem-se em três espaços: o espaço CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel), a Alfândega do Porto e o Museu do Carro Elétrico.

É o CEIIA que acolhe o primeiro dia da edição portuense. A primeira coleção a pisar a “passerelle”, no dia 17, é a de Júlio Torcato, às 17h30. Até às 23h00 do mesmo dia, sobem ao palco nomes como Pedro Pedro, Pé de Chumbo, Anabela Baldaque e Fátima Lopes. Hugo Costa estreia-se individualmente.

O Portugal Fashion no Porto prossegue, no dia 18, no espaço que já costuma acolher o evento, a Alfândega do Porto. A parceria com a Mozambique Fashion Week é a grande novidade do segundo dia. A marca Ideias a Metro e os jovens designers Omar Adelino e Shaazia Adam marcam, assim, presença no evento.

Daniela Barros apresenta pela primeira vez a sua coleção individualmente. No mesmo dia, pisam a “passerelle” coleções do concurso Bloom e também são apresentadas as coleções de Carla Pontes e Mafalda Fonseca, Elsa Barreto, Carlos Gil, Diogo Miranda, Luís Onofre e Miguel Vieira.

No último dia do evento, o Museu do Carro Elétrico recebe a coleção The Missing Piece de Luís Buchinho e o evento estende-se à Alfândega do Porto com a estreia de Ana Sousa e o regresso de Alexandra Moura. Nuno Baltazar, Katty Xiomara e Dielmar são algumas das coleções que encerram a 38ª edição.

A passagem do evento pelo norte fica, ainda, marcada pela exposição de joalharia portuguesa, no auditório da Alfândega do Porto, durante os três dias. O Portugal Fashion é da organização da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

Os jovens são a aposta da 38ª edição do Portugal Fashion

A edição do Portugal Fashion deste ano quer apostar nos novos talentos da moda. O projeto Bloom, plataforma criada para divulgar o trabalho de jovens criadores, foi o primeiro passo. Ao abrigo deste programa, contam-se dez desfiles.

Na “passerelle” da capital vão desfilar trabalhos finais dos alunos do curso profissional técnico de Design de Moda da Casa da Pia, num desfile coletivo. Também a HIBU, dos jovens Marta Gonçalves e Gonçalo Páscoa, vai deixar a sua marca no evento de moda.

No Porto, durante os três dias, estão previstos cinco desfiles dos novos designers: Eduardo Amorim, Inês Marques, Maria Kobrock, Pedro Neto, Sara Maia. As marcas HIBU, KLAR e [UN]T também vão marcar a “passerelle” . Os oito finalistas do Concurso Bloom 2015 –  Amorphous, Beatriz Bettencourt, David Catalan, Fii, Inês Maia, KDI, Patrícia Shim e Sara Marques – vão ter oportunidade de mostrar as suas criações.

A parceria com a Mozambique Fashion Week traz também jovens designers moçambicanos: Omar Adelino e Shaazia Adam.

Artigo editado Sara Gerivaz