O livro “TAP – Caixa Negra”, escrito pelo presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Moreira relata sob o ponto de vista do autarca, os bastidores dos últimos anos de negociações sobre o aeroporto Francisco Sá Carneiro. O livro conta também com a colaboração do seu adjunto, Nuno Santos.

A obra, dividida em dez capítulos, estende o relato desde a privatização da ANA até à “guerra séria” entre Moreira e a TAP devido, ao que o autarca considera, ser um “desinvestimento” da companhia de bandeira no aeroporto do Porto.

Nuno Santos explicou ao jornal Público que era necessário recuar no tempo para que se percebam “os contornos da privatização da ANA, empresa gestora dos aeroportos em Portugal, e a luta que Moreira, então presidente da Associação Comercial do Porto, travou para evitar a construção do aeroporto na Ota e em Alcochete”. Nas 250 páginas, pode ler-se também a opinião de Rui Moreira “sobre o centralismo crescente em Portugal”.

Os autores acrescentam que “TAP – Caixa Negra” vai também revelar “pormenores desconhecidos acerca da vinda da Ryanair para Portugal, jantares secretos e cartas a vários primeiro-ministros”, bem como dados sobre a “atividade da TAP e da sua operação no Brasil”, adiantou Nuno Santos à Lusa.

O livro tem o prefácio do antigo ministro em cinco governos, Luís Valente de Oliveira, que também já publicou uma obra sobre o regionalismo. O lançamento está marcado para terça-feira, com local por definir.

Artigo editado por Sara Gerivaz