Os clubes da Primeira e da Segunda Liga de futebol aprovaram, na terça-feira, a proposta para reduzir o número de clubes que participam no segundo escalão a partir de 2017/2018.

As equipas das ligas profissionais aprovaram a proposta da direção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, para a redução de clubes presentes no segundo escalão, passando dos atuais 24 para 20.

Em assembleia geral, ficou estabelecido que a partir da próxima época vai haver uma redução para 22 equipas, descendo os últimos cinco classificados e subindo três do Campeonato Nacional. Na seguinte temporada, já com 20 clubes, vão descer os quatro últimos, sendo promovidos os vencedores da Zona Norte e Sul do Campeonato Nacional.

Nas épocas seguintes a 2017/2018, a Ledman LigaPro estabiliza, visto que os clubes acordaram num formato que vai implicar a descida de dois clubes e, consequentemente, a subida de outros dois.

Além do acordo estabelecido pelos membros da Liga, ficou também decidido que vai haver um “play-off” entre o 17º e o 18º classificados da Segunda Liga, e o terceiro e quarto classificados da série de subida do Campeonato de Portugal.

As alterações introduzidas ainda têm de ser confirmadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) até ao final de março, para que possam entrar em vigor a partir da próxima temporada.

untitled-infographic (2)