Já visitou a Torre dos Clérigos durante a noite? Durante a próxima semana é possível. As visitas noturnas ao emblemático monumento da cidade do Porto acontecem a partir da semana da Páscoa. É já no próximo domingo, dia 20 de março que as portas permanecem abertas até às 23h.

Antes disso, para celebrar o dia do Pai, a Irmandade dos Clérigos vai promover, no dia 19, a campanha “Porque o meu pai merece a melhor visita do mundo”. Este momento vai servir para presentear todos os pais que queiram conhecer os Clérigos na companhia dos filhos.

A Páscoa é o motivo que reabre a torre durante a noite. A Irmandade dos Clérigos, responsável pelo monumento, organizou no Museu da Irmandade uma exposição pascal para dar a conhecer “peças do espólio da Irmandade ligadas à vivência e celebração do tempo pascal”.

“Queremos proporcionar aos visitantes da semana da Páscoa uma nova exposição alusiva àquilo que são os mistérios da Páscoa, com parte do espólio da Irmandade no Coro Alto”, indica ao JPN o padre Américo Aguiar.

O presidente da Irmandade dos Clérigos afirma que, com esta iniciativa, pretende “provocar positivamente as pessoas para que visitem a torre” e para que esta seja “um ponto de encontro para o culto”. O padre Américo acrescenta que, durante a semana, a Irmandade tenciona que a “celebração pascal da cidade se afirme cada vez mais”, para que as pessoas “se envolvam mais neste tempo”.

“Na semana Santa há um pico de turismo ligado aos nossos vizinhos espanhóis e nós reforçamos esta oferta em torno da Páscoa para os podermos acolher”, conclui.

Para além de exposições e visitas guiadas noturnas, a Irmandade promove, ainda, concertos diários, pelas 12 horas, “ligados às vivências do tríodo pascal”.

 

Artigo editado por Sara Gerivaz