Nesta sexta-feira, as portas da Alfândega do Porto abriram-se, uma vez mais, para receber a passerelle do Portugal Fashion. Vários estilistas de renome apresentaram as suas coleções que primaram pela diversidade de cores e texturas.

Também os jovens promessas da moda portuguesa viram os seus trabalhos ser largamente aplaudidos no “Bloom”, um espaço dedicado à apresentação de novos criadores. Maria Kobrock, Sara Maia, Inês Marques e [UN]T apresentaram coleções concetuais, com cores entre o vermelho forte, os pretos e os azuis.

O segundo dia do maior evento nacional de moda foi marcado também pelo concurso “Bloom” cujos resultados vão ser conhecidos este sábado, dia de encerramento da 38ª edição do Portugal Fashion. No concurso vão ser premiados quatro dos oito jovens criadores, que vão receber um incentivo financeiro para a criação das suas coleções, bem como a oportunidade de apresenta-las no Portugal fashion.

A parceria entre o Portugal Fashion e a Mozambique Fashion Week é outra das novidades da 38ª edição do evento. O desfile coletivo contou com a marca Ideias a Metro, projeto da portuguesa Carla Pinto a viver em Moçambique, Omar Adelino e Shaazia Adam.

A inauguração do segundo dia do evento coube a Mafalda Fonseca que apresentou a coleção “T_FW 16/17”. As suas propostas para a estação fria surgem sob formas geométricas, com cores e texturas que contrastam entre si. A utilização variada de materiais como o couro, a lã e as malhas é um dos grandes destaques apresentados pela estilista.

Ao contrário de Mafalda Fonseca, Daniela Barros apresentou peças clássicas e elegantes, embora faça um contraste com detalhes inacabados e técnicas experimentais. Nas propostas para a estação fria, a criadora mostrou um leque de cores reduzido onde predomina o preto, o branco, o verde e o azul.

Com uma carreira com mais de 25 anos dedicados à moda, Elsa Barreto apresentou a coleção “Drama”. Partindo de um conceito cénico forte, as propostas da estilista apresentam uma conjugação de texturas e diferentes camadas.

Carlos Gil

Ecletismo é a palavra de ordem que melhor descreve a coleção de Carlos Gil. Texturas, cortes limpos, e detalhes desportivos fazem de “Ecletic” uma coleção sofisticada, mas que é ao mesmo tempo informal. Os brilhos intensos conferem aos “looks” mais desportivos a elegância necessária. O estilo clássico e vintage é também um ponto de destaque na mais recente coleção do estilista português de renome.

Diogo Miranda

Com inspiração em Joseph Hoffman e nas formas e linhas da arquitetura moderna, Diogo Miranda apresentou uma coleção dedicada à mulher que acolhe mudanças, desafios e feminilidade. Linhas finas e direitas conduzem uma coleção que se destaca pelas simplicidade das silhuetas e pelas mangas sobredimensionadas. As cores escuras são a base das propostas de Diogo Miranda que se fundem com seda e brocados.

Luís Onofre

Num dia dedicado aos vestuários, o calçado e os acessórios também assumiram o protagonismo pela mão de Luís Onofre. “Coração Selvagem” dá o nome à mais recente coleção do criador que vai em busca do conforto casual que se espera do Inverno. A elegância não se faz tanto da altura dos saltos, mas sim da joelharia clássica que faz lembrar o tradicional Coração de Viana. O preto e o branco foram as principais cores, mas surgem ainda cores contrastantes como o verde, o burgundi, o mel e o rosa claro.

Miguel Vieira

Miguel Vieira encerrou o segundo dia do Portugal Fashion na Invicta e apresentou a coleção “Cor”. Numa coleção onde a predominância são as emoções e magia das cores, Miguel Vieira apresentou uma silhueta feminina em linhas volumosas, mas que não escodem a feminilidade. Para os homens o destaque está nos fatos estruturados conjugados com lenços em seda com padrões fortes. Nas matérias o estilista optou pela utilização de neoprene, tecidos personalizados, fazendas e acolchoados e ainda malhas tricotadas à mão.

O último dia da 38ª edição evento decorre este sábado e vai contar com a presença de nomes como Luís Buchinho, Nuno Baltazar e ainda com a estreia de Ana Sousa.