É a segunda vez consecutiva que a Universidade do Porto (UP) conquista o ouro na final dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de pólo aquático.

A prova realizou-se na Piscina Municipal da Senhora da Hora e contou com a participação da Universidade do Minho (UM) e de Aveiro (UA), que não apresentaram grande resistência à UP.

No primeiro jogo, a equipa anfitriã venceu a UA por 25-1. A partida seguinte opôs a UM à UA e terminou com a vitória minhota por 30-1. O campeonato decidia-se assim no último jogo. A UP venceu a UM por 12-4, sagrando-se bicampeã.

Diogo Sousa, treinador da UP há um ano, congratulou a prestação da equipa e atribuiu a superioridade à “boa preparação” e à “concentração da modalidade no norte, em especial no Porto”.

Ricardo Pereira, capitão da equipa, concorda. “Grande parte do pólo aquático a nível português está centrado aqui no norte, não há muitos clubes no resto do país. Então a Universidade do Porto, como grande instituição que é, atrai esses atletas”, explicou ao JPN.

Ricardo também atribuiu o sucesso ao grupo e equipa técnica: “Somos um grupo formidável, jogámos bem e divertimo-nos, que é o mais importante.  Para além disso temos uma boa piscina, boas condições na faculdade e a equipa técnica é fantástica. Para o ano o tricampeonato é nosso”, promete o capitão da UP.

A organização da prova foi da responsabilidade do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP), em parceria com a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).

Até ao final da época, a UP vai estar à frente da organização do CNU de remo, natação de piscina longa e do torneio nacional de “floorball”.

Artigo editado por Sara Gerivaz