O procurador federal belga, Fréderic Van Leeuw, atribuiu a autoria dos atentados suicidas desta terça-feira, em Bruxelas, aos irmãos Khalid e Ibrahim El-Bakraoui, de 27 e 30 anos, numa conferência de imprensa que teve lugar na capital belga esta quarta-feira.

De acordo com as autoridades belgas, Ibrahim El-Bakraoui fez-se explodir no aeroporto de Zaventem junto ao balcão 11 pelas 7h58 locais (menos uma hora em Portugal Continental). Antes de se ter feito explodir, e ainda de acordo com a investigação, Ibrahim esteve no aeroporto acompanhado do irmão, Khalid, e de um terceiro elemento cuja identidade continua a ser desconhecida. A Khalid é atribuída a responsabilidade pela explosão em Maelbeek, quando o metro ainda se encontrava na estação, afirmou Leeuw.

Durante uma investigação no bairro de Schaerbeek, foi encontrada uma nota de Ibrahim, cujo conteúdo foi divulgado pela procuradoria belga: “Sempre em fuga, sem saber mais o que fazer, a ser procurado em todo o lado, não estar mais seguro e se esperar mais tempo, arriscar a acabar ao lado de alguém numa cela”.

Segundo Van Leeuw, os bombistas viajaram para o aeroporto de táxi, diretamente de Schaerbeek.

Foram também efetuadas buscas em Anderlecht, tendo sido uma pessoa detida pelas autoridades. Não se conhece ainda a identidade do suspeito, mas confirma-se que não se trata de Najim Laachraoui, que continua em fuga.

O procurador federal afirmou ainda que 32 pessoas morreram nos ataques, havendo cerca de 270 feridos. O número pode aumentar tendo em conta a gravidade de alguns dos feridos.

 

Artigo editado por Filipa Silva