A imprensa belga que tinha avançado com a identidade de um dos presumíveis suspeitos dos atentados desta terça-feira, retifica a informação. Najim Laachraoui não será o homem detido, não havendo ainda uma confirmação oficial por parte das autoridades.

A polícia belga deteve um homem suspeito dos atentados em Bruxelas. Contudo, a identidade ainda não é conhecida. A imprensa belga tinha avançado que Najim Laachraoui, um dos suspeitos, tinha sido detido na manhã desta quarta-feira. No entanto, a informação já foi desmentida. Está agendada uma conferência de imprensa para o final desta manhã.

O belga está a ser procurado pelas autoridades, depois de ter surgido nas imagens captadas pelas câmaras de vigilância do aeroporto. Najim estava com um casaco branco e com um chapéu, trazendo consigo uma mala que poderia ter explosivos.

No entanto, os engenhos não chegaram a explodir, ao contrário do que sucedeu com aqueles que transportavam Khalid e Ibrahim El-Bakraoui, os irmãos suspeitos de se terem feito explodir, tendo desse modo provocado a morte de pelo menos 11 pessoas no aeroporto de Zaventem. Os dois irmãos tinham registo criminal e eram procurados pelas autoridades. Ibrahim, em 2010, foi condenado a nove anos de prisão por disparar contra a polícia. Em 2011, o seu irmão, Khalid El-Bakraoui, foi condenado a cinco anos por vários assaltos.

Najim Laachraoui continua em fuga desde terça-feira.

Najim Laachraoui, de 24 anos, nasceu na Bélgica, mas emigrou para a Síria em fevereiro de 2013. Utilizando uma identidade falsa, Soufiane Kayal, estava sob investigação por suspeitas de colaborar com Salah Abdeslam, capturado por estar presumivelmente envolvido nos ataques terroristas de Paris, em novembro do ano passado.

Portugueses entre os feridos

O último balanço aponta para pelo menos 21 cidadãos portugueses feridos na sequência dos atentados de Bruxelas – no aeroporto e no metro de Malbeek -, de acordo com o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, em declarações à Agência Lusa.