A “Semana da Saúde e do Bem-Estar”, uma iniciativa da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP), está de volta com rastreios de hipertensão arterial e diabetes disponíveis para toda a população.

Pedro Neves, reponsável pelo Departamento de Voluntariado e Saúde Pública da AEFMUP, explicou ao JPN que esta é uma forma de “alertar a população para a saúde” embora reconheça que os níveis de glicemia e tensão arterial “são duas variáveis com as quais a população portuguesa se preocupa muito”.

Esta não é a primeira vez que a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina organiza rastreios gratuitos e o balanço é positivo: “O ‘feedback’ tem sido sempre muito bom. Mesmo que nós não façamos a melhor divulgação, aparece sempre muita gente”, refere Pedro Neves, que destacou ainda o entusiasmo dos estudantes de Medicina com a iniciativa: “Os alunos ficam ansiosos e estão sempre a perguntar quando é”.

Para além de toda a formação que vão adquirindo ao longo do curso, a AEFMUP organiza uma formação prévia para os estudantes que participam na iniciativa. “Organizamos uma formação para os alunos que não se sintam confortáveis com as técnicas ou que queiram relembrar ou testar nos colegas antes de executar na população”, explica Pedro Neves. “Trata-se de uma formação prática e teórica no âmbito da glicemia e tensão arterial, dada por um médico de medicina geral e familiar do Hospital de São João”, concluiu.

Os rastreios vão decorrer no Hospital de São João nos dias 28 e 29 de março, entre as 10h00 e as 16h00, e no dia 30, das 10h00 às 12h00. Já nos dias 31 de março e 1 de abril, os rastreios serão na Praça dos Leões, das 10h00 às 16h00. Na iniciativa vão participar cerca de 100 estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Durante a “Semana da Saúde e do Bem-Estar”, promovida pela AEFMUP, estão previstas outras actividades de voluntariado, nomeadamente na ala pediátrica do Hospital de São João, nos dias 29 e 30 de março.

Artigo editado por Filipa Silva