A Universidade do Porto (UP) está em 308º lugar da edição de 2016 do “QS World University Rankings”. Destacou-se em 15 áreas de ensino, entre elas: Engenharia Civil, Mecânica, Química e Eletrotécnica e estreia-se nas áreas da Educação e Economia.

O “QS World University Rankings” é elaborado desde 2004 pela empresa “QS Quacquarelli Symonds” e é considerado um dos estudos mais conceituados e completos sobre o estado do Ensino Superior no mundo. Segundo o relatório do “QS World University Rankings by Subject”, a UP ocupa a 96ª posição no curso de Engenharia Civil, onde aparecem também em algumas posições abaixo as Universidades de Coimbra e do Minho. Quem lidera esta categoria é o Massachusetts Institute of Tecnology (MIT).

A segunda melhor posição da UP vai para o curso de Engenharia Química que ocupa o lugar 148 no ranking mundial. Mais uma vez, o MIT ocupa o primeiro lugar e abaixo da UP aparece a Universidade Nova de Lisboa. Os cursos de Engenharia Mecânica e Eletrotécnica também ocupam posições significativas para a instituição, estão nos lugares 195 e 197, respetivamente. Nestes cursos o MIT também lidera a tabela e não aparecem outras universidades portuguesas.

As grandes novidades nesta edição são os cursos de Educação e Economia da UP que entram no ranking pela primeira vez. Liderado pela University College London (UCL) e pela Harvard University, a UP na área da Educação ocupa o 189º lugar e fica à frente das universidades de Lisboa e do Minho. O curso de Economia, por sua vez, aparece no 291º lugar, numa lista liderada pelo MIT.

A UP posiciona-se ainda entre as 200 melhores nos cursos de Agricultura e Silvicultura, e Farmácia e Farmacologia. Entre as 300 melhores nas áreas de Línguas Modernas, Ciências Ambientais, Ciências de Computadores e Sistemas de Informação e no “top” 400 nos cursos de Ciências Biológicas, Medicina, Química e Matemática.

Foram analisados 10 mil cursos e 4200 universidades das quais 800 foram classificadas. Com o intuito de comparar as universidades e ajudar os estudantes a escolherem o curso e o lugar onde querem estudar este ranking é baseado em seis indicadores de performance para avaliar quatro áreas: pesquisa científica, ensino, empregabilidade e internacionalização.

No ranking total e seguidas da UP aparecem ainda a Universidade Nova de Lisboa, a de Coimbra, a de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa, por esta ordem.  A tabela é liderada pelo MIT e pela Harvard University.

Artigo editado por Filipa Silva