No Dia Mundial do Teatro, que se celebra no domingo, o Teatro Nacional São João (TNSJ) vai lançar um concurso para a produção de arte urbana na fachada do Teatro Carlos Alberto (TeCA). A iniciativa conta com o apoio da PortoLazer e pretende valorizar a fachada do TeCA e promover a arte urbana.

As propostas podem ser enviadas a partir de dia 1 de abril até 31 de maio, através do e-mail [email protected].  A avaliação tem como base a originalidade e singularidade dos projetos, bem como o portefólio e experiência dos candidatos.

O TNSJ não impõe nenhum tema específico para as criações, mas estas devem ter em conta o estilo arquitetónico do edifício. Os vencedores vão ser conhecidos a 8 de junho.

A votação vai ser feita por um painel de jurados composto por Francisca Carneiro Fernandes (presidente do Conselho de Administração do TNSJ), Nuno Carinhas (diretor artístico do TNSJ), Nuno Lacerda Lopes (arquitecto autor do projeto de remodelação do TeCA) e Cláudia Melo (representante da PortoLazer). O público vai integrar o júri através de uma votação feita na página de Facebook do TNSJ, que vai publicar o projetos.

O prémio atribuído pelo TNSJ à proposta vencedora é de três mil euros, que vão ser complementados com 700 euros de ajuda aos custos da produção. Os projetos vão ser implementados entre os dias 20 de agosto e 15 de setembro de 2016.

Semana Mundial do Teatro

Os espaços do Teatro Nacional São João vão acolher duas estreias durante a Semana Mundial do Teatro, que se prolonga até domingo. A encenação de Jorge Pinto, “Beijo”, vai ser apresentada no Mosteiro de São Bento da Vitória. No TNSJ, a partir desta quinta-feira, decorre a estreia nacional de “Águas Profundas + Terminal de Aeroporto”, dois textos de Simon Stephens.

Sábado, o TNSJ promove uma campanha de aquisição de dois bilhetes para o espetáculo em cena a preço de um. No Dia Mundial do Teatro, os bilhetes vão ser gratuitos e podem ser levantados nas respetivas bilheteiras a partir das 14h00, estando sujeitos à limitação da sala e a dois bilhetes por pessoa.

Ainda no sábado, o arquiteto Luís Soares Carneiro conduz uma visita guiada gratuita ao Teatro Nacional São João, que dá a conhecer a sala de espetáculos, a sala de ensaios, os camarins e a zona técnica do edifício.

 

Artigo editado por Filipa Silva