De acordo com um estudo, que analisou as origens do vírus Zika através da genealogia genética, o vírus Zika não chegou ao Brasil durante o Mundial de Futebol 2014. A teoria “Copa do Mundo” especulava que a chegada de milhões de turistas de todo o mundo, para assistir ao campeonato mundial de futebol, estava na origem da epidemia do Zika.

As descobertas divulgadas na revista “Science” partem de estudo que analisou o código genético de sete amostras do vírus recolhidas no Brasil. Ao examinar a genealogia do Zika, os cientistas concluíram o antepassado do vírus chegou ao Brasil entre maio e dezembro de 2013, apesar dos primeiros casos do vírus terem sido registados em 2015. O que contradiz a teoria “Copa do Mundo”. Além do Mundial de Futebol, houve ainda a ideia de que o vírus tinha chegado a Terras de Vera Cruz durante o Campeonato do Mundo de Canoagem de Velocidade, em 2014.

O estudo revelou ainda que o Zika é um vírus com mutações que ocorrem regularmente e, das amostras analisadas, foi descoberto que as diferentes estirpes do vírus estão diretamente relacionadas. Esta descoberta permitiu concluir que o vírus terá chegado ao Brasil através de uma só pessoa.

O vírus Zika encontrado no Brasil é, de acordo com a análise, muito semelhante ao que surgiu na epidemia que teve lugar na Polinésia Francesa em 2013. Apesar disso, não há uma certeza de que essa seja a verdadeira origem do vírus uma vez que não foram analisadas amostras de Zika de outros países.

Os primeiros casos do vírus Zika detetados no Brasil ocorreram há cerca de um ano. O vírus afetou cerca de 34 países.

 

Artigo editado por Filipa Silva