O som dos motores vai encher a cidade do Porto no verão que se aproxima. A agenda de desportos motorizados começa já no próximo dia 20 de maio com o Rali de Portugal que vai ter passar pela Baixa do Porto. Esta etapa da prova, que promete levar emoção à Avenida dos Aliados e ruas adjacentes vai contar para a classificação final, ao contrário do que aconteceu na primeira e única passagem do Rali pelo Porto, em 2010.

A etapa, que chega em maio ao Porto, vai chamar-se “Porto Street Stage” e vai ter uma extensão de 1850 metros.

O Rali de Portugal vai passar pelo Norte do país entre os dias 19 e 22 de maio.

As motas chegam em junho

O dia 17 de junho marca o regresso do Mundial de Extreme XL. O prólogo da competição, denominada de Porto Extreme XL Lagares, vai realizar-se na Ribeira do Porto, prolongando-se por mais dois dias na zona Norte do país.

Esta competição já acontece há 12 anos, no entanto o prólogo só decorreu na zona histórica da Invicta nos últimos dois anos, tendo registado uma larga assistência.

Formula 1 da motonáutica de volta às margens do rio Douro

Depois dos carros e das motas, é a vez da motonáutica regressar à cidade do Porto. Os barcos da Fórmula 1 da motonáutica estão de regresso ao rio Douro entre as ribeiras do Porto e de Gaia este verão.

A prova, que atraiu mais de 200 mil pessoas na edição do ano passado, vai acontecer entre os dias 29 e 31 de julho.

A competição decorreu até 2011 em Portimão, mas andou fora de Portugal nos últimos quatro anos. Duarte Benavente, único piloto português na Fórmula 1 de Motonáutica, trouxe novamente a prova para a Invicta. O sonho do piloto concretizou-se no verão do ano passado e milhares juntaram-se no Porto e em Gaia.

Em competição vão estar nove equipas de 18 pilotos de 11 nacionalidades distintas com circuitos na Europa, no Médio Oriente e na Ásia. Duarte Benavente faz parte da equipa F1 Atlantic Team que tem a base situada em Portugal.

O primeiro dia da prova vai ser dedicado aos treinos. Já no segundo os pilotos vão ter que lutar pela qualificação e assim definir a grelha de partida. O primeiro dia da corrida, que vai durar cerca de 45 minutos, está marcado para 31 de julho.

 

Artigo editado por Filipa Silva