No ano passado, 882 mil portugueses exerceram profissões, direta ou indiretamente, ligadas ao turismo e viagens. É um número que representa 19,3% do total do emprego nacional e que se prevê que, em 2016, aumente 3,7% para os 915 mil postos de trabalho.

Os dados são do fórum internacional para a indústria das viagens e do turismo e envolveu 184 países. O World Travel & Tourism Council (WTTC) publicou, na última semana, um estudo entitulado “Análise do Impacto Económico”.

Nas 24 páginas dedicadas a Portugal, surgem informações relativas a 2015 e previsões para os próximos dez anos.

Na rúbrica “contribuição direta para o Produto Interno Bruto (PIB)”, que inclui os resultados das indústrias que lidam diretamente com os turistas – hotéis, agências de viagens, companhias aéreas, serviços de transporte de passageiros, restauração e atividades lúdicas -, é declarado que foram gerados 11,3 mil milhões de euros, ou seja, 6,4% do PIB nacional.

A tendência é para que o crescimento perdure, com a previsão de um aumento de 3,6% em 2016 e de 2,2% anualmente até 2026, ano em que será atingido um total de 14,6 mil milhões de euros (7,3% do PIB) gerados diretamente pelo setor das viagens e turismo.

Na área do emprego, o WTTC conjetura que em Portugal, daqui a dez anos, um milhão e 17 mil postos de trabalho estejam, direta ou indiretamente, ligados à indústria turística.

Em 2015, foi feito um investimento de 2,4 mil milhões de euros no turismo em território nacional. Este número corresponde a 8,9% do investimento total realizado em Portugal e é prenunciado que suba 2,5% ainda este ano.

Relativamente aos gastos dos turistas estrangeiros dentro do país, estes ascenderam aos 14,1 mil milhões de euros no ano passado, ou seja, 19,3% do total despendido em Portugal. O WTTC prevê que em 2016 o aumento seja de 4,2% e que, em dez anos, seja atingido um total de 18,9 mil milhões de euros gastos por visitantes estrangeiros.

No que diz respeito aos tipos de turismo, o estudo revela que 84% dos viajantes que chegam a Portugal vêm em lazer, enquanto que os restantes 16% o fazem em trabalho. Em território nacional, 66,4% dos turistas são estrangeiros e 33,6% são cidadãos portugueses, conclui o World Travel & Tourism Council.

 

Artigo editado por Filipa Silva