O ciclo “CineMundus” começa a 31 de março e conta com cinco filmes, de cinco realizadores de nacionalidades distintas. Vai acontecer todas as quintas-feiras, às 21h00, na Aula Magna da  Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). A sessão de abertura conta com a presença de Maria de Fátima Marinho, Vice-Reitora para as Relações Externas e a Cultura.

O objetivo é dar a conhecer diferentes culturas de uma forma informal e descontraída, através do cinema e da participação de alunos de mobilidade.

O primeiro filme a ser exibido esta quinta-feira, vai ser “Chantrapas”, de Otar Losseliani, cuja ação se passa  na Geórgia.

”Caramel”, de Nadine Labaki, que retrata a vida de um grupo de mulheres no Libano vai ser segundo filme, mostrado dia 7 de abril.

“Frebre Tropical” é um drama que conta a história de um soldado tailandês e os mitos locais, para ser visto dia 14 de abril.

Dia 21 de abril vai estar em exibição o filme “Muito Amadas”, que já competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, retrata a realidade da prostituição em Marrocos, país onde o filme foi banido por alegada imoralidade.

Para encerrar este ciclo é possível viajar até à Argentina, através da comédia “O Pântano”, de Lucrécia Martel. Este filme gira em torno da desgraça de duas famílias da média burguesia e marca o encerramento do evento, dia 28 de abril.

Após cada filme, um professor e um aluno de mobilidade vão participar numa conversa informal e aberta onde a família e os amigos serão bem-vindos.

Esta é uma iniciativa conjunta do Serviço de Relações Internacionais da Universidade do Porto, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Serviço de Cultura da Reitoria. A entrada é livre.

Artigo editado por Filipa Silva