Desde o início do ano que a linha Saúde 24 para idosos está desativada. A suspensão foi justificada, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), pela necessidade de responder ao crescente número de chamadas da linha na época de gripe. A este motivo a DGS acrescentou o facto de a linha destinada a idosos ser apenas uma experiência e não parte do contrato. Desde fevereiro que a promessa de uma nova linha feita pela DGS ainda não foi cumprida.

Saúde 24 para idosos

O serviço de atendimento aos idosos da Saúde 24 foi criado a 25 de abril de 2014, com o intuito de ir além do aconselhamento, por telefone, em questões de saúde. O número é o mesmo (808 24 24 24), mas o propósito é outro: destinada a idosos com mais 70 anos, a linha sénior acompanhava os utentes quinzenalmente, seguindo o seu estado clínico e social. Em menos de dois anos, a linha Saúde 24 sénior acompanhou 21 mil idosos.

A linha de saúde para idosos com mais de 70 anos completava dois anos de funcionamento em abril, mas está interrompida desde o dia 1 de janeiro deste ano. A Saúde 24 é gerida por uma empresa privada que vai explorar a linha até ao final do próximo mês. No entanto, já está aberto, desde o ano passado, o novo concurso público internacional para compra da linha. No seguimento do final deste concurso vai estar o novo contrato que entra em vigor em maio e que, segundo a Direção-Geral da Saúde, vem acompanhado do regresso de uma nova linha Saúde 24 sénior.

 

Artigo editado por Filipa Silva