A conferência mundial da International Association for Continuing Engineering Education (IACEE) vai ter lugar na Porto Business School (PBS), entre os dias 17 e 20 de maio. A organização deste reconhecido evento está a cargo da IACEE e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

“Inovação no processo de desenvolvimento profissional contínuo: uma visão do futuro” é o tema da 15º edição. Os três principais assuntos do evento debruçam-se sobre as alianças universidade-indústria-negócio, a antevisão do desenvolvimento profissional contínuo e as estruturas para a construção da educação em Engenharia e para a carreira profissional na área.

Todos os temas contam com a participação de “stakeholders”: engenheiros, organizações profissionais, companhias, legisladores e agências oficiais. Um dos objetivos da conferência é estabelecer pontos de ligação entre setores prioritários para a Engenharia e discutir métodos de evolução em desenvolvimento profissional contínuo e em educação contínua na área.

As sessões aceitam cartazes e apresentações e a troca de ideias com o público é bem vinda. Para debater, vão estar presentes oradores de renome internacional. É o caso do vice-presidente da divisão de recursos humanos da Bosch, Michael Knuth, que vai apresentar “o desafio de facilitar uma mentalidade ágil.”

David Houle, futurista, pensador e orador, vai abordar “a era da mudança e o futuro da aprendizagem global” e o presidente da rede “UIIN – University Industry Innovation Network”, Thorsten Kliewe, vai discutir como “profissionalizar a interação universidade-indústria”.

O IACEE é uma organização internacional sem fins lucrativos que tem 238 membros em 39 países. O objetivo da associação é apoiar e reforçar o ensino de engenharia ao longo da vida e de formação em todo o mundo, com especial ênfase para atender às necessidades dos países em desenvolvimento. A última conferência foi realizada em 2014 na Universidade de Stanford, Estados Unidos da América.

Artigo editado por Sara Gerivaz