É no Museo della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci, em Milão que decorrerá, este sábado, a cerimónia da candidatura oficial de Matosinhos à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na 21ª Trinal de Milão.

A preparação já não é de agora. A Escola Superior de Artes e Design (ESAD), que ficou com o dossiê científico da candidatura, tem vindo a coordenar, em conjunto com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM), a proposta. Esta participação justifica a existência de um dossiê que reúna factos e provas científicas que possam ser avaliadas em concurso.

Sendo aceite, a candidatura será um marco para a cidade e o reconhecimento de Matosinhos enquanto cidade do Design tem em vista, também, a visibilidade externa. Com esta proposta, Matosinhos será uma cidade pioneira, no que toca ao Design: vai passar a fazer parte de uma lista de cidades europeias, na qual não conta mais nenhuma cidade portuguesa e só Bilbau integra a lista, na Península Ibérica.

A aproximação com outras cidades que façam já parte da lista é importante para Matosinhos, no sentido da troca de ideias, experiências e conhecimentos. A ESAD, sedeada em Matosinhos, sendo a maior e mais importante escola de Design do país, vem reforçar esta candidatura. A decisão da UNESCO vai ser anunciada em dezembro.

Artigo editado por Sara Gerivaz