Chama-se Transit App Moovit, está presente em 800 cidades de 60 países em todo o mundo, e chega agora a Portugal. O objetivo da aplicação é facilitar a utilização dos transportes públicos reunindo, em tempo real,  informação de percursos, horários e dados sobre as condições dos transportes.

A apresentação oficial da nova tecnologia foi feita em Lisboa, na quinta-feira. Ainda assim, a Moovit já tinha sido testada em 2014.

Em Portugal são quatro as cidades de estreia da aplicação: Lisboa, Porto, Coimbra e Funchal.  Os utilizadores encontram, assim, informação sobre os transportes do Porto (linhas da CP e Metro do Porto), autocarros de Coimbra (SMTUC) e do Funchal (Horários do Funchal e Empresa de Automóveis do Caniço) e os sistemas de transporte em Lisboa (como Metropolitano de Lisboa, Transportes do Sul e linhas da CP).

O que difere a Moovit de outras aplicações do género é a participação dos próprios utilizadores, que podem contribuir, deixando informações sobre eventuais problemas, como congestionamento de trânsito e alterações de serviços. Este envolvimento vai permitir a todos os utilizadores planearem melhor as suas viagens. Para além disso, com a Transit App Moovit os utilizadores recebem notificações de saída, não sendo necessário estarem sempre a verificar se é na próxima paragem que devem sair.

A aplicação é utilizada por mais de 35 milhões de pessoas um pouco por todo o mundo e em Portugal já conta com cerca de 125 mil utilizadores, que encontram neste tipo de aplicações uma grande ajuda no dia-a-dia.

Rita Pinho, já utiliza a aplicação e não a dispensa no seu quotidiano: “Permite fazer uma atualização em tempo real de forma a sabermos melhor e de forma mais rápida o horário dos transportes, o que facilita muito”, conta ao JPN.

Também Patrícia Abreu considera a aplicação “interessante” e “útil”. Apesar de ainda não a utilizar, confessou que vai acabar por fazê-lo até porque “os transportes públicos são sempre muito aleatórios”, o que torna difícil organizar a rotina “e cumprir com os horários da faculdade”.

Alexandre Vieira, por sua vez, admite que para si, que só utiliza transportes públicos de vez em quando, não há grande necessidade em instalar a aplicação e considera  que “acaba por ser útil, mas para quem utiliza os transportes diariamente”.

A aplicação Moovit nasceu em 2012 em Telavive, Israel, e emprega 75 colaboradores na cidade israelita e em Silicon Valley. Está disponível gratuitamente para os dispositivos IOS e Android e espera alargar-se a mais cidades portuguesas  para facilitar a vida dos utentes dos transportes públicos.

Artigo editado por Sara Gerivaz