“Todos temos um olhar verdadeiramente único sobre as coisas que nos rodeiam”.  É este o mote do projeto fotográfico “um quotidiano/an everyday” que está a ser desenvolvido no âmbito da segunda fase de residências artísticas do Espaço Montepio, organizadas pela Porto Lazer. A iniciativa vai fazer parte de uma exposição coletiva neste espaço, situado na Avenida dos Aliados, a partir de 14 de maio.

A primeira fotografia nas plataformas online do projeto (instagram, facebook e tumblr) é da autoria de Cláudio Reis, mas em princípio será a única. “Funciona como uma espécie de lançamento simbólico do projeto. Interessa-me partilhar o olhar dos outros”, explicou Cláudio Reis ao JPN.

De natureza participativa, o objetivo é reunir as fotografias partilhadas pelo público e que comprovam as diferentes visões do dia a dia. “Em tempos em que todos levamos no bolso uma câmara disfarçada de telemóvel, de alguma maneira acabamos todos por ser fotográfos”, afirmou o responsável pelo projeto.

“Um quotidiano/an everyday” teve início a 30 de março e até agora o retorno por parte do público superou as expectativas.“A adesão tem sido surpreendente, sobretudo porque foi feita inicialmente apenas através de “passa-palavra” entre conhecidos, mas rapidamente foi chegando a terceiros em diferentes países”, referiu Cláudio Reis, garantindo que o projeto conta já com participantes de Portugal, Alemanha, França, Holanda, Islândia, Noruega, Suíça e Estados Unidos.

Uma diversidade geográfica que se reflete nas fotografias mas que não é o único fator para a variedade das mesmas. “À partida poderia ser a principal razão para a diversidade de imagens, desde uma praia negra na Islândia, à passagem do sol numa parede de um quarto em Bergen na Noruega, a uma cena de rua em plena baixa Lisboeta. No entanto, mesmo centrando apenas em Portugal, ou mesmo apenas na cidade do Porto, a verdade é que as primeiras fotografias recebidas já comprovam que a diversidade reside sobretudo na sensibilidade de cada um, no modo como olhamos e lemos as coisas que nos rodeiam.”, notou.

Todas as fotografias têm de ser capturadas e editadas apenas por dispositivos móveis, uma condição que, segundo Cláudio Reis, se prende com “a diferença na postura de fotografar”. “Um telemóvel ou um tablet são dispositivos completamente casuais, de um momento para o outro o telemóvel simplesmente vira uma câmara fotográfica, registando as coisas com uma intencionalidade completamente distinta de equipamentos fotográficos mais convencionais”, justificou. “Para além do mais, as características técnicas das câmaras de dispositivos móveis hoje em dia permitem realizar fotografias verdadeiramente incríveis”, concluiu.

As imagens enviadas são alvo de um processo de seleção. “Um dos meus papéis será precisamente o de ir selecionando as fotografias para publicação nas plataformas online do projeto e também para inclusão na exposição colectiva a inaugurar no Espaço Montepio. Interessa-me sobretudo ir estabelecendo um balanço visual que no seu todo possa motivar tanto fotógrafos como pessoas casualmente interessadas em fotografia”, salientou o responsável.

Até 7 maio, os interessados em partilhar o seu olhar do quotidiano podem enviar, por email, um máximo de sete fotografias. Pode encontrar mais informações sobre os procedimentos na página do projeto.

Conheça algumas das fotografias que já fazem parte da iniciativa “um quotidiano/an everyday”.

 

Artigo editado por Filipa Silva