A descoberta e a criação de conhecimento é o mote do TEDxOporto, que este ano vai preencher a Alfândega do Porto no dia 16 de abril. Ao todo são 16 os oradores nacionais e internacionais, distribuídos por quatro painéis. Territórios, segredos, conexões e caminhos são os quatro grandes temas a serem tratados.

O dia vai contar também com algumas performances, “musicais e não só”, de artistas como Emmy Curl e Marcelo Lafontana. Além disso vai haver “um espaço à parte, o ‘Experience Lab’ – série de ações interessantes, curiosas, divertidas e de interação”, como refere ao JPN Norberto Amaral, organizador e anfitrião do evento.

Sem querer revelar mais para que “o cerne do evento seja uma surpresa para todos os participantes”, Norberto indica a existência de um “momento surpresa”, em que vai haver uma “interação estendida com alguns oradores”.

À semelhança de edições anteriores, mas com um cunho “mais misterioso” e “profundo”, o TEDxOporto deste ano vai demonstrar uma “perspetiva desse tema [Enigma] tanto do ponto de vista daquilo que é enorme, como por exemplo, a Galáxia, o Universo, até àquilo que é microscopicamente pequeno, como a Física Quântica”, explica Norberto. A visão individual e dentro da sociedade não vai ser descurada.

Entre os oradores já confirmados, conhecem-se: Sónia Cunha, Mário Daniel, Francisco Marques Teixeira, Steven Goldfarb, Laurence O’Rourke, Luana Cunha Ferreira, Paulo Rodrigues, Carlos Mauro, Leonardo Pereira, Tiago Reis Marques, Pedor Abrunhosa, Joana Carravilla, Nuno Coelho e Rogério Martins. A escolha foi guiada pelo tema e pelos contactos capazes de falar sobre ele, mas também por autopropostas de oradores.

Para esta edição são esperadas 1010 pessoas, incluindo a equipa central e voluntários.

A inscrição para voluntário desta edição terminou “entre dezembro e janeiro”, mas “se houver alguém que queira participar como voluntário”, pode contactar por “e-mail” a organização e a informação é guardada para a próxima edição, cujas inscrições abrem “em setembro ou outubro”.

Centenas de pessoas para embarcar no mistério

O anfitrião do TEDxOporto conta ao JPN que o evento costuma ter sempre entre as 800 e as 1000 pessoas e espera que esta edição seja a maior de todas realizada até ao momento no Porto. Norberto considera haver um aumento de interesse na iniciativa e que a maior parte do público presente é motivado pela curiosidade e publicidade feita ao tema.

O preço dos bilhetes é dividido em três categorias, sendo que os participantes só podem, neste momento, usufruir de duas: a normal (de 10 de fevereiro a 8 de abril: 59 euros) e última hora (de 9 de abril até ao dia do evento: 80 euros).  Os bilhetes incluem a entrada no evento, o acesso a todas as “talks” e performances, dois “coffee breaks” e o almoço.

O TEDxOporto é derivado das conferências TED, que existem desde 1984 e são realizadas a nível mundial.

Manuel Forjaz, fundador do evento no Porto em 2010 percebeu que o TED poderia ter um “impacto fantástico” na “sociedade e, mais particularmente, na comunidade do Porto”. No entanto, a equipa do TED em Portugal na altura “não era muito grande”, então, a organização tornou “possível que qualquer pessoa pudesse ter uma licença para poder fazer a realização de um evento local inspirado exatamente nos mesmos princípios, nas ideias que vale a pena partilhar, de ideias que vêm da comunidade e queremos partilhar com todo o mundo”, conta Norberto.

O organizador revela ainda uma curiosidade relativamente ao logótipo: ao olhar para a imagem “aparece o TEDxOporto, o ‘x’ é um asterisco em relação ao TED, ou seja, não é o TED principal que as pessoas conhecem são os eventos organizados localmente”.

Artigo editado por Sara Gerivaz