O Dia Mundial da Saúde é celebrado esta quinta-feira um pouco por todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS), aproveita a data para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde pública. Em Portugal, vão decorrer inúmeras atividades relacionadas com a saúde, em particular a diabetes, que é o tema escolhido para 2016.

É o exemplo da Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), que vai ter eventos abertos à comunidade em dois locais: no Centro de Reabilitação do Norte e no Hospital da Prelada. O primeiro vai dedicar-se à prevenção das doenças cardiovasculares, através do circuito “Dê + Vida ao Coração” e aulas de exercício físico e pilates. A alimentação também não é esquecida e as pessoas vão poder aprender algumas técnicas de culinária com o chef Fábio Bernardino.

Já o Hospital da Prelada vai disponibilizar rastreios de higiene oral e cardiovascular, bem como aconselhamento nutricional. No local vão ser realizadas campanhas de prevenção do cancro colo-retal e de higienização das mãos.

O Instituto Universitário da Maia (ISMAI) preparou várias sessões com convidados portugueses e internacionais e debates relacionados com o papel do exercício físico e a relação da diabetes com o desporto.

Em Matosinhos, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) vai realizar rastreios para a diabetes. Além disso, a associação vai ainda inaugurar um novo museu em Lisboa, com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e do comissário europeu Vytenis Andriukaitis.

Em comunicado, o presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos (CRNOM), Miguel Guimarães, acentua “a necessidade urgente de cada português ter o seu médico de família”. Para o dirigente, é preciso reforçar a relação médico-doente, de forma a antecipar o diagnóstico de doenças.

Ao JPN, Miguel Guimarães explica que a informação é muito importante para o combate às doenças, especialmente a diabetes. “Tem de se aumentar a quantidade e qualidade da informação e isso tem a ver um bocado com duas coisas que eu acho essenciais: uma que é a saúde e outra que é a prevenção”, remata o médico.

O Dia Mundial da Saúde é celebrado no dia 7 de abril desde 1950.

Artigo editado por Sara Gerivaz