Com a chegada próxima das festas sanjoaninas, a Fundação da Juventude já abriu as inscrições para a quinta edição do concurso “Martelinhos de São João”. As candidaturas estão abertas até 3 de maio para a categoria de Instalação em Espaço Urbano e até 20 do mesmo mês para as categorias Objeto, Vídeo e 2D.

A criatividade e a tradição são os pontos fulcrais que os participantes devem ter em conta. “O objetivo do concurso é recriar o martelinho de São João com temas específicos  da cidade do Porto, nomeadamente os temas da cultura, do património, gastronomia”, explica ao JPN Ricardo Carvalho, presidente executivo da fundação.

No desenvolvimento deste projeto vai ser inagurada uma “Exposição Final” no dia 10 de junho onde vão estar as melhores 250 propostas, recebidas para as diferentes categorias. Após duas semanas da inauguração vão ser conhecidos os vencedores do concurso, que vão possuir um espaço privilegiado na exposição.

Segundo a Fundação da Juventude, a seleção das 250 propostas para a “Exposição Final” vai ser efetuada com base na criatividade, originalidade, espírito artesanal, experimentalismo, improvisação, relação com o tema e iconografia da idade, tradição bairrista e popular das festas.

Categorias

Na categoria Objetos, os candidatos recriam os martelos com diferentes tipos de matérias-primas, materiais reciclados e até mesmo peças de artesanato e joalharia. “O vencedor de há três edições atrás foi um candidato que transformou um ‘puff’ gigante num martelinho de São João. Também já houve um ano em que nos chegaram com uma espécie de pequeno grelhador sob a forma de um martelo. Ou seja, este é um grande exemplo de que a criatividade acaba por não ter limites”, nota o representante da organização.

A categoria 2D dispõe aos concorrentes um “template” pré-definido, no qual  é recriado o martelo sanjoanino na lógica do Design. Aqui pretende-se que os participantes reúnam diferentes ideias que se possam expressar na área do desenho.

Na categoria de Vídeo, a ideia é fazer vídeos originais em que os martelos e as festividades de São João são o grande foco da história. “Esta é uma categoria mais interativa porque aborda a questão do vídeo e multimédia, sobretudo ao nível das indústrias criativas, visto que está muito na moda e tem uma expressão muito grande”, explana Ricardo.

Para cada categoria acima mencionada existe um primeiro prémio no valor de 1.000 euros e um segundo de 500. Nestas primeiras três categorias qualquer pessoa pode participar desde que resida em Portugal.

A Instalação em Espaço Urbano é a única categoria que se restringe a profissionais e estudantes de artes. A colaboração da Câmara Municipal do Porto (CMP) com a Fundação da Juventude na iniciativa fez com que nascesse esta nova categoria no concurso. “Esta categoria foi criada com a parceria do Porto Lazer e, basicamente, pretende-se que o espírito de São João associado ao martelo se apresente num projeto de intervenção urbana.”

As duas categorias mais populares são a 2D e a Objetos, as que vão dar mais corpo à exposição. No entanto, Ricardo Carvalho admite que está a haver uma crescente adesão de propostas na categoria de Video. “Curiosamente, tivemos no ano passado uma surpresa porque tivemos bastantes propostas de vídeo. Portanto, estamos a contar que neste ano que as propostas nesta categoria volte a crescer significativamente”, indica o presidente executivo da Fundação.

O concurso “Martelinhos de São João” aconteceu pela primeira vez há cinco anos. A iniciativa tem vindo a afirmar-se, cada vez mais, a nível nacional. Ricardo Carvalho realça que é aquela que, dentro deste tipo de iniciativas, tem prémios mais atrativos.

“Nós temos tido à volta de 400 propostas de edição para edição. Acreditamos que neste ano vamos conseguir crescer, até porque o número de participações tem vindo a subir ao longo dos anos. Este ano temos a expetativa de crescer significativamente visto que temos o envolvimento da Câmara Municipal neste projeto”, conclui Ricardo Carvalho.

Artigo editado por Sara Gerivaz