João Soares pediu esta manhã a demissão do cargo de ministro da Cultura. “Torno público que apresentei esta manhã ao senhor primeiro-ministro, António Costa, a minha demissão do XXI Governo Constitucional. Faço-o por razões que têm a ver com a minha profunda solidariedade com o Governo e o primeiro-ministro, e o seu projeto político de esquerda”, lê-se no comunicado enviado à Agência Lusa.

No Porto, António Costa já reagiu. O primeiro-ministro declarou que foi uma “decisão exclusiva” de João Soares e que respeita a posição tomada, agradecendo “profundamente o privilégio” de ter tido João Soares como ministro. António Costa acrescentou ainda que, se João Soares tivesse a oportunidade cumprir o mandato, “seria um grande ministro da Cultura” e destacou o seu papel como vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

O primeiro-ministro adiantou que nos próximos dias vai apresentar ao Presidente da República um substituto para o cargo, mas ainda não pensou em ninguém.

No comunicado enviado à Lusa, João Soares realçou “o privilégio que representou [para si]” ter integrado este Governo e ter trabalhado com o primeiro-ministro, a quem agradece a confiança. “Demito-me também por razões que têm a ver com o meu respeito pelos valores da liberdade. Não aceito prescindir do direito à expressão da opinião e palavra”, justificou.